Foi realizada nesta quinta-feira, 26, a audiência pública convocada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura para tratar sobre os processos de desapropriações no trecho que compreende as obras de Acesso ao Sul da Ilha e do novo Terminal Aeroportuário.

A reunião ocorreu no auditório da Igreja Batista em Carianos e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas da comunidade.

Na oportunidade, o secretário da Infraestrutura, Carlos Hassler, explicou o andamento dos processos e propôs nova negociação com os proprietários dos lotes que foram ajuizados. “A partir de 2 de maio, o Deinfra chamará cada proprietário interessado em negociar amigavelmente o lote e, em caso de conciliação, será realizado o acordo“, afirmou Hassler.

As negociações terão como base os valores do laudo da perícia judicial de avaliação dos lotes, que deverá ser entregue nos próximos dias. “A audiência pública mostrou que estamos trabalhando para que seja feito o melhor acordo entre as partes envolvidas nos processos de desapropriação. Sempre com transparência e diálogo, conforme as diretrizes do Governo Carlos Moisés”, declarou Hassler.

Prazos e andamento da obra

A obra de Acesso ao Sul da Ilha consiste em seis lotes e as desapropriações estão localizadas nos lotes 1A, 1B e 2A, totalizando 233 áreas. Sobre o prazo de entrega, o secretário voltou a afirmar que em outubro será possível acessar o Terminal Aeroportuário pela nova via de Acesso ao Sul da Ilha. “Quando o aeroporto começar a operar haverá, sim, acesso pelo novo traçado. Caso não seja possível entregar as quatro pistas, o acesso será feito, inicialmente, em pista simples“, garantiu.

A audiência também contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Câmara de Deputados, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Florianópolis, Câmara de Vereadores de Florianópolis e Associações de Moradores do Bairro Carianos, do Loteamento Santos Dumont e do Morro das Pedras.

Foto: Cristiano Estrela/ Secom

2019-05-08T01:11:04+00:00