PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS E CASAN LANÇAM TRATO PELO RIO CAPIVARI

Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, e CASAN lançam às 9 hs desta sexta-feira (8) o Trato pelo Capivari.

O programa de fiscalização e conscientização que objetiva reduzir a contaminação do Rio Capivari, nos Ingleses, foi elaborado pela empresa a partir de uma exigência da administração municipal. O evento vai acontecer no gabinete do prefeito Gean Loureiro.

“Cobrei da CASAN uma ação mais objetiva voltada ao melhoramento das condições do Rio Capivari, o que era não só um anseio social como uma necessidade ambiental, e a direção da empresa se comprometeu em executar. Então surgiu o programa que será apresentado ao público”, comentou o prefeito.

O Trato pelo Rio Capivari será liderado pela Casan, mas coordenado por empresa a ser escolhida através da licitação que já está em andamento e cujas propostas serão abertas no dia 26 de novembro. Assim, serão realizados serviços de fiscalização e diagnóstico de ligações de esgoto em imóveis localizados nos Ingleses.

“O principal ponto do projeto é que ele pretende envolver toda a sociedade. A conscientização da população é fundamental para o sucesso do Trato pelo Rio Capivari”, ressalta a Diretora-Presidente da CASAN, engenheira Roberta Maas dos Anjos.

Afinal, relatórios do Programa Floripa Se Liga na Rede apontam que 53,2% das ligações de esgoto locais contêm alguma irregularidade. Com 10 equipes de fiscais, a serem coordenadas por um engenheiro com apoio de assistentes sociais, a intenção é a de que o Trato pelo Saneamento reduza parte desses índices dentro do prazo de execução do contrato, de oito meses.

Neste sentido, o Trato pelo Rio Capivari também contemplará um braço de educação e conscientização ambiental, com facilitadores que vão promover ações junto a moradores e veranistas dos Ingleses, em ruas, praia, creches e escolas, entidades de classe e associações, bares, restaurantes, baladas e em outros pontos.

Além disso, o projeto contará com equipe exclusiva para fiscalização, 10 automóveis, um caminhão hidrojato, uma retroescavadeira e equipamento insuflador de fumaça para melhor detectar ligações irregulares.

Outros investimentos em saneamento

O Trato pelo Capivari é uma ação complementar ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que está em execução nos Ingleses, e que deve entrar em operação ainda em 2020. Com investimento de R$ 84 milhões, a obra já está com mais de 80% da rede implantada e a Estação de Tratamento de Esgoto em construção.

“Esse empreendimento só se transformará em um benefício à saúde pública se os proprietários fizerem a adequada ligação de seus imóveis à rede de esgoto que está sendo implantada”, diz o diretor de Operação e Expansão da CASAN, engenheiro Fábio Krieger.

Novos Rumos: governador libera R$ 15,8 milhões para construção de ponte sobre o Rio Araranguá

18 novembro, 2019|Mobilidade Urbana, Trânsito|

Uma reivindicação antiga do Vale do Araranguá foi atendida pelo governador Carlos Moisés na tarde desta quinta-feira. Cumprindo agenda [...]

Carregar mais Posts

Palestra de encerramento do Comunidades Empreendedoras vai abordar o tema “Negócios com o Governo”

18 novembro, 2019|Empreendedorismo, Eventos|

Palestra de encerramento do Comunidades Empreendedoras vai abordar o tema “Negócios com o Governo”. A Prefeitura de Florianópolis, por [...]

Cerimônia de abertura dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece nesta quarta-feira

18 novembro, 2019|Eventos|

A cerimônia de abertura dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece nesta quarta-feira, [...]

Carregar mais Posts

2019-11-07T21:36:17+00:007 novembro, 2019|Saneamento básico|