D

O Sul da Ilha em evidência

TEMPO FIRME PERSISTE ATÉ O FINAL DA SEMANA

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL (10/07/2019)

Quarta-feira (10) começou o dia com predomínio de tempo firme em Santa Catarina. Nas regiões entre o Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte houve formação de nevoeiros, reduzindo significativamente a visibilidade nesta madrugada. Ao longo do dia a previsão é de sol, intercalando com períodos de nebulosidade nas regiões a sul do estado. Os ventos sopram com intensidade fraca, de quadrante norte, elevando gradualmente as temperaturas. Vale ressaltar a baixa umidade relativa do ar, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre as regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, chegando na casa dos 30%.

Quinta-feira (11) e sexta-feira (12) seguem sem grandes mudanças no tempo. O predomínio é de sol com poucas nuvens, os ventos sopram fracos e há condições favoráveis para formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia. As temperaturas seguem amenas.

A tendência é de mudança no tempo neste final de semana. No sábado, ainda predomina o tempo firme, porém desde as primeiras horas de domingo a nebulosidade aumenta, com condições para chuva a qualquer hora no decorrer do dia, especialmente nas áreas a sul do estado.

Figura: Na imagem de satélite, as áreas em branco indicam a presença de nevoeiros, em azul escuro as nuvens mais altas e o rosa representa as regiões de céu aberto.

 

CURIOSIDADES DO TEMPO EM SC

O município de Maravilha (Extremo Oeste) registrou uma altíssima amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e a máxima) durante a terça-feira (09). Pela manhã a temperatura foi de 0,4ºC, porém a tarde subiu para 25,5ºC, dando uma amplitude de absurdos 25,1ºC.

Isso acontece devido a massa de ar seco e frio, que baixou os valores de umidade relativa para 24% na região. Com isso, a temperatura declina bastante na madrugada e manhã, mas também se eleva rapidamente ao longo da tarde.

Dados: Estação da EPAGRI-CIRAM

DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

PUBLICIDADE

Anuncie

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

By |2019-07-10T21:03:23+00:0010 julho, 2019|Previsão do tempo|0 Comentários

Sobre o Autor: