FRIO INTENSO: ENTRADA DE MASSA DE AR FRIA POLAR

A entrada de uma massa de ar fria polar ocasionará queda nas temperaturas em boa parte de SC

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 13/08/2019 às 22:00.

Fim: 15/08/2019 às 10:00.

Regiões: Todas.

Previsão: Declínio acentuado de temperatura a partir da noite de terça-feira (13) devido a passagem de uma Frente Fria seguido da entrada de uma massa de ar fria polar.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Destaque para mínimas negativas em áreas dos Planaltos Sul e Norte, Oeste (de -3ºC a -7ºC), entre 0ºC e 3ºC a 6ºC na Grende Florianópolis Serrana, Vale do Itajaí, localidade do Litoral Sul.

Uma forte chuva de granizo atingiu na noite desta segunda-feira (12) a cidade de Morro da Fumaça. As pedras de gelo chegavam a três centímetros. Vários bairros foram atingidos. Ainda não há informação sobre os prejuízos causados, principalmente, para a agricultura.

Outras cidades como Tubarão, Braço do Norte, São Ludgero, Pedras Grandes, Gravatal e Sangão, também registraram o fenômeno. Até o momento não houve registros de grandes estragos. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não foram acionados.

By |2019-08-13T00:25:25+00:0013 agosto, 2019|Previsão do tempo|0 Comentários

Sobre o Autor: