[rev_slider alias=”Destaque” /]

O verão é uma estação quente e úmida que favorece a formação de temporais localizados freqüentes em todas as regiões do Estado.

Até o momento foram registrados no mês de janeiro 30 ocorrências de enxurradas e vendavais. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, está prestando o apoio necessário aos municípios atingidos.

Essa é a missão da Defesa Civil de Santa Catarina”, destacou o secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior”. Segundo ele, o monitoramento climático e de operações é constante no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). “Através do monitoramento climático podemos emitir alertas e preparar os catarinenses para as adversidades. Da mesma forma, junto com o Centro Integrado de Operações (CIOP) e coordenadorias regionais dar uma resposta rápida aos municípios atingidos“, explicou.

O Secretário também destacou que para os próximos dias ainda são esperados temporais. Um aviso meteorológico, emitido pela Epagri/Ciram, está em vigor para os dias 22 e 23 de janeiro. “Com isso existe o risco de temporais localizados, com ventos acima de 60 km/h, chuva forte em curto espaço de tempo“, completou João Batista.

Na próxima quarta-feira uma frente fria que está em deslocamento pelo estado do Rio Grande do Sul deve intensificar áreas de instabilidade durante a tarde em Santa Catarina.

A condição de temporais diminui na sexta-feira e sábado (25 e 26). Nos dias 27 e 28 a previsão é de variação de nebulosidade e chuva fraca à noite no Litoral, com maiores períodos de sol e pancadas bem isoladas de chuva associada ao calor do Oeste ao Planalto. A partir do dia 29, as pancadas de chuva ocorrem de forma melhor distribuída no Estado, com maior freqüência de frentes frias e maiores chances de temporais.

A SDC reforça que está a disposição da população o serviço de alertas através do SMS, onde de forma gratuita é possível receber notificações de emergência e orientações através do celular. Para isso basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo o CEP do local a ser monitorado. É possível cadastrar mais de um CEP.

[rev_slider alias=”destaque-rodape” /]
By |2019-01-24T17:34:18+00:0023 janeiro, 2019|Noticia|0 Comentários

Sobre o Autor: