Oops...
Slider with alias Destaque not found.

O cuidado com a caixa de gordura foi o foco do segundo dia de Blitz Se Liga Na Rede no Centro de Florianópolis. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), visitou 11 restaurantes localizados nos arredores do Mercado Público, ponto de partida da ação iniciada na segunda-feira.

Dos estabelecimentos fiscalizados na manhã desta terça-feira, dia 22, dez apresentaram inadequações envolvendo a caixa de gordura, sendo que cinco dos empreendimentos não souberam informar onde estaria localizada o dispositivo. Apenas um estava regular, com dimensões adequadas e com limpeza periódica.

Concluímos que quase a metade dos locais vistoriados não sabiam para onde destinavam a gordura proveniente da manipulação de alimentos. E estamos falando de restaurantes que chegam a produzir 100 refeições por dia. A partir dessa constatação, procuramos orientar os empresários sobre a importância de buscar uma solução para isso“, disse o engenheiro Igor Puff Floriano, que coordenou os trabalhos dos fiscais da Vigilância em Saúde, Floram e equipes técnicas do Programa Floripa Se Liga Na Rede e Casan.

Os restaurantes fiscalizados se encontravam nas ruas Conselheiro Mafra, Trajano, Felipe Schmidt e Sete de Setembro. Todos receberam intimação da Vigilância em Saúde, para providenciar as devidas correções em prazo determinado.

Desde o início da semana, a Blitz Se Liga Na Rede visitou cinco estabelecimentos no Centro, sempre com o foco em verificar as condições da caixa de gordura e se as ligações ao dispositivo são adequadas.

É sempre bom relembrar que a caixa de gordura recebe somente efluentes de pias de cozinha, de churrasqueira e da máquina de lavar louça. Se lançada diretamente na rede, a gordura resfriada pode ocasionar em obstrução da tubulação, podemos gerar extravasamento de esgoto na via pública“, completou Floriano.

A ação será retomada nesta quarta-feira, a partir das 9h.

Fotos: Igor Puff Floriano

Oops...
Slider with alias destaque rodape not found.
2019-01-22T18:57:52+00:00