[rev_slider alias=”Destaque” /]

O espaço fica localizado no corredor da Ala Norte do Mercado Público, voltado à divulgação da produção de artistas locais

O Mural de Cultura apresenta ao público a exposição [Des]Retratos, que parte do princípio de que as Artes Visuais ainda estão restritas a espaços expositivos pouco acessíveis e distantes do público em geral e pretende retomar este importante espaço de divulgação das artes visuais de Florianópolis.

A curadoria opera na lógica já usual da arte contemporânea de apropriações de objetos e significados do espaço público e seu deslocamento para espaços expositivos institucionais.

Os trabalhos apresentados foram inicialmente concebidos para serem inseridos no espaço público de maneira pouco ortodoxa a partir de lambe-lambes espalhados pelo centro de Florianópolis.

Os artistas/fotógrafos do Curso de Fotografia e Artes, orientados por Lilian Barbon, da Escola Câmera Criativa, elaboraram releituras da obra “Procuro-me” (2000-2003), de Lenora de Barros.

O mote daquela ação foi o autorretrato e cada participante desenvolveu trabalhos questionando identidades e propondo novas versões, leituras e interpretações para o tema que lhes foi posto.

A provocação operava como metáfora para tratar questões que permeiam a problemática da identidade na contemporaneidade, caracterizada por uma sociedade heterogênea, múltipla e conflitante na qual a perda, procura e afirmação de identidades é constantemente imposta.
Neste sentido, [DES] RETRATOS nega a proposição inicial, pois já não se trata mais de problematizar a identidade do autor, mas, pelo contrário, propor um diálogo com o outro, com o espectador passivo, aquele ser contemplativo e, por vezes, inerte para questões atinentes à identidade que somente tornam-se um problema a partir do momento em que a mesma é questionada e isso é muito necessário, atual e urgente, nos diz o curador Marcelo Seixas.

Espaço

O Mural da Cultura, localizado no corredor da Ala Norte do Mercado Público, é um espaço expositivo inaugurado em agosto de 2015 que integra o programa de difusão artística da capital, a iniciativa visava à criação de novos espaços de divulgação das artes, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética bem como a valorização da produção local e foi concebido para receber exposições temporárias, com a realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Des[Retratos] tem ainda o apoio da Câmara Criativa.

Curadoria
Marcelo Seixas
Artistas/Fotógrafos expositores
– Alice Schmitz Souza – Amanda Botelho – Gilma Mello – Leonardo Veronimo – Lilian Barbon – Maria Tereza Anater – Marina Kremer – Moalisa Correa – Pedro Enrico Zanquim Torres.

Serviço

O que?[DES] RETRATOS
Quando?
Visitação de 20 de dezembro de 2018 a 16 de março de 2019
Seg a sex das 8h às 19h, Sábados das 9h às 14h
Onde?
Mural da Cultura – Mercado Público de Florianópolis Ala Norte (corredor principal)
Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis/SC

[rev_slider alias=”destaque-rodape” /]
By |2018-12-21T18:53:29+00:0021 dezembro, 2018|Noticia|0 Comentários

Sobre o Autor: