Ossada quase completa será retirada a partir das 15 hs desta quarta-feira (29)

Profissionais envolvidos nas últimas escavações programadas no sítio arqueológico existente no terreno das obras do Elevado do Rio Tavares encontraram um novo sepultamento humano. Diferente dos outros achados, que limitaram-se a partes de esqueletos, desta vez, foi encontrada uma ossada quase completa.

A ação de retirada será feita nesta quarta-feira (29), a partir das 15 hs, sob a responsabilidade do coordenador da pesquisa, o arqueólogo Osvaldo Paulino da Silva. O trabalho foi contratado pela Prefeitura de Florianópolis em atendimento a uma exigência feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Afinal, as obras do Elevado se situam no entroncamento da rodovia SC-405 com a rodovia SC-406, local exato do Sambaqui do Rio Tavares III registrado pelo órgão.

Segundo Silva, o esqueleto humano pré-histórico foi encontrado bem ao lado do pilar 1 (P1), na prática, o último dos 12 pilares do Elevado que foi construído, já no acesso ao Canto da Lagoa para quem vem do Sul da Ilha. Ainda de acordo com ele, amostras deste e de outros achados em todas as escavações arqueológicas realizadas na área, como o caso de carvões de fogueiras produzidas pelos ocupantes do Sambaqui, serão encaminhadas a um laboratório nos Estados Unidos para análise por meio do Método Carbono 14. O resultado deverá sair dentro de seis meses.

E apenas uma análise laboratorial mais aprofundada a ser feita pela Universidade Federal de Santa Catarina poderá dizer mais sobre a descoberta.

Daremos a devida atenção ao Sambaqui, mas acreditamos que o episódio não afetará o andamento das obras do Elevado do Rio Tavares”, destaca o diretor de obras da Prefeitura, Tiago Schmitt.

Guia Sul da Ilha

O Jornal Riozinho (online) é um excelente investimento onde você alcançará novos clientes e aumentará suas vendas, ainda contribuirá para o seu bairro, investindo numa mídia local que sempre busca melhorias e o crescimento da região.

O Riozinho já é referência no Sul da Ilha e ter nossa marca ao seu lado é sem dúvida uma ótima estratégia para fomentar suas vendas. Com mais de 50 mil acessos por mês, 66 mil seguidores no Facebook, aproximadamente 3 mil membros em 13 grupos no WhatsApp, o Jornal Riozinho já conquistou reconhecimento público e notório em Florianópolis.

Estamos abrindo um novo espaço para marketing e propaganda em nosso jornal, o Riozinho Classificados, que funcionará como um guia de produtos e serviços separados por segmentos: Gastronomia, Imóveis, Beleza, entre outros. É um espaço dinâmico com banners promocionais, onde todos poderão encontrar o que necessitam ao alcance de um clique.

Além disso, o anunciante terá o privilégio de participar do grupo Riozinho Classificados no WhatsApp, onde poderá interagir diretamente com seus clientes. O link Classificados também será compartilhado em todos os nossos grupos do WhatsApp e redes sociais.

Fale conosco