[banner title=”Destaques” caption_position=”top” theme=”default_style” height=”auto” height=”300″ width=”100_percent” width=”300″ group=”destaques” count=”-1″ transition=”fade” timer=”4000″ auto_height=”0″ fusion_border_size=”0″]

Uma baleia franca e o seu filhote albino foram registrados  na manhã desta terça-feira (07) no Morro das Pedras, no Sul da Ilha em Florianópolis.

As fêmeas da espécie migram das Ilhas Geórgias do Sul, próximas às Malvinas, no Atlântico Sul, para parir e amamentar seus filhotes na costa brasileira, onde a água é mais quente e menos perigosa.

As baleias francas são mães amorosas. Após os oito ou nove anos de idade, geram um filhote a cada três anos e fazem todo o possível para garantir que eles fiquem bem. São carinhosas e muito protetoras“, diz a bióloga, participante do projeto baleia franca

Os filhotes registrados pelo projeto são considerados na nomenclatura técnica como semialbinos, pois, quando crescerem, a parte branca do corpo ficará cinza e eles já apresentam pequenas manchas pretas. Segundo os biólogos, são machos, pois a característica genética não é transmitida para as fêmeas.

São filhotes raros. O primeiro que registramos foi no ano 2000. Desde então devemos ter visto pouco mais de dez casos“, conta a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca.

As baleias francas são cetáceos que podem atingir 14 metros e pesar 60 toneladas. Desde o início do Projeto Baleia Franca, em 1982, 800 foram avistadas no litoral catarinense. Um número expressivo, já que em 1973, após séculos de caçadas para a extração da gordura abundante de seu corpo e de barbatanas, foram consideradas extintas na região.

Vídeo e edição: Adriano Soares

[banner title=”Guia Sul da Ilha” caption_position=”top” theme=”default_style” height=”auto” height=”300″ width=”100_percent” width=”300″ group=”guia” count=”-1″ transition=”fade” timer=”4000″ auto_height=”0″ fusion_border_size=”0″]

Guia Sul da Ilha

[banner group=’servicos’]
[banner group=’fitness’]
[banner group=’beleza’]
[banner group=’saude’]
[banner group=’restaurantes’]
[banner group=’lanches’]
[banner group=’pet-cia’]
[banner group=’imoveis’]
[banner group=’cursos-escolas’]

O Jornal Riozinho (online) é um excelente investimento onde você alcançará novos clientes e aumentará suas vendas, ainda contribuirá para o seu bairro, investindo numa mídia local que sempre busca melhorias e o crescimento da região.

O Riozinho já é referência no Sul da Ilha e ter nossa marca ao seu lado é sem dúvida uma ótima estratégia para fomentar suas vendas. Com mais de 50 mil acessos por mês, 66 mil seguidores no Facebook, aproximadamente 3 mil membros em 13 grupos no WhatsApp, o Jornal Riozinho já conquistou reconhecimento público e notório em Florianópolis.

Estamos abrindo um novo espaço para marketing e propaganda em nosso jornal, o Riozinho Classificados, que funcionará como um guia de produtos e serviços separados por segmentos: Gastronomia, Imóveis, Beleza, entre outros. É um espaço dinâmico com banners promocionais, onde todos poderão encontrar o que necessitam ao alcance de um clique.

Além disso, o anunciante terá o privilégio de participar do grupo Riozinho Classificados no WhatsApp, onde poderá interagir diretamente com seus clientes. O link Classificados também será compartilhado em todos os nossos grupos do WhatsApp e redes sociais.

Fale conosco