DONA BILICA AÇORIANA REALIZA APRESENTAÇÕES NAS ESCOLAS DE FLORIANÓPOLIS

By |2019-03-25T21:21:29+00:0025 março, 2019|

DONA BILICA E O BOI DE MAMAO EM FANTOCHES IRÃO CONTAGIAR AS CRIANÇAS DA REDE DE ENSINO DA CAPITAL

Um lindo espetáculo de teatro com a personagem Dona Bilica e os fantoches do boi de mamão, baseado em estórias da tradição oral, como manifestações folclóricas e cantigas antigas, visita as Escolas Municipais de Florianópolis. A trama traz a hilariante personagem Dona Bilica e sua companheira atrapalhada a palhaça Pina Blue. Dona Bilica quer contar suas estórias, afinal ela sempre foi uma boa contadora de estórias, seus causos de bruxas são os melhores, mas a Palhaça Pina Blue é muito atrapalhada e não está encontrando o Boizinho, que ela quer mostrar para brincar com as crianças. As historias se entrelaçam com a interação das crianças que se tornam ativas e tentam ajudar a encontrar o Boi, mas cadê o Boi? Por que ele não aparece? A instigação leva a criança a entender o que cada personagem do folguedo popular representa e sua imaginação a faz brincar ativamente para desenrolar a trama. As duas artistas ao final conduzem a plateia a este estado de fazer parte da estória, cantam, ouvem, e pensam o quão rica é nossa cultura e importante respeitarmos nossas tradições. Vanderléia Will interpreta a personagem Dona Bilica há mais de 25 anos e está pesquisando desde então causos, crendices e contos populares da tradição catarinense, muitas estórias ouvidas por ela, foram passadas de pai para filho e que sobreviveram até os dias de hoje. Atuação: Vanderleia Will e Fernanda Giacomini.

CIA. PÉ DE VENTO TEATRO

A Cia Pé de Vento Teatro é uma Cia de Teatro profissional, sediada em Florianópolis e atuando no mercado das artes cênicas desde 1999, tem além do repertório de espetáculos e oficinas que fazem sucesso por todo Brasil e exterior, muitos projetos sociais que vem se destacando também pela qualidade e alcance junto a população menos favorecida.

DONA BILICA AÇORIANA“, uma produção da Cia Pé de Vento Teatro e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis / Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes / Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude / Fundo Municipal de Cultura 2018.
O projeto foi um dos premiados do Edital Fundo Municipal de Cultura 2018 na categoria “Comemoração dos 270 anos de cultura Açoriana” e será executado neste mês de março especialmente pelos festejos do 346º Aniversario da cidade.

Criado para fazer uma verdadeira homenagem a nossa identidade e a nossa cultura de base açoriana através da pesquisa desenvolvida pela atriz Vanderléia Will há mais de 20 anos. As apresentações com a hilariante personagem Dona Bilica, acontecerão em escolas municipais e no centro da capital, totalmente gratuito para o público:

Apresentações

Serão oito apresentações teatrais do espetáculo “Dona Bilica e o boi de mamão em fantoches” nas seguintes escolas municipais:

Dia 26 de março:

1-Região norte – EBM Osmar Cunha- Canavieiras 2- Região norte-EBM Mâncio Costa- Ratones

Dia 27 de março:

3-Região sul -EBM Brigadeiro Eduardo Gomes- Campeche 4-Região sul – EBM Dilma Lúcia dos Santos- Armação Pântano do Sul

Dia 28 de março:

5-Região leste -EBM Antônio Paschoal Apóstolo- Rio Vermelho 6-Região leste – EBM João Francisco Garcez- Canto da Lagoa Dia 29 de março: 7-Região central – EBM Donícia Maria da Costa- Saco Grande 8-Região Continental-EBM Almirante Carvalhal- Coqueiros

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

NOTÍCIAS PATROCINADAS