Equipes da R3 Animal, Instituto Australis e da APA da Baleia Franca avaliam a situação para decidir a melhor estratégia de desencalhe

Uma baleia-franca (Eubalaena australis) foi encontrada presa à uma rede de pesca na praia de Pântano do Sul, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 22. Outro animal da mesma espécie está próximo ao emalhe.

Técnicos da Associação R3 Animal junto ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram encaminhados até o local para avaliar a situação. Uma equipe formada por membros da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF), Instituto Australis/Projeto Baleia Franca, UDESC e Corpo de Bombeiros também está a caminho para, juntos com a R3 Animal, decidirem a melhor estratégia para desencalhar a baleia, com base no protocolo de desencalhe e desemalhe de grandes cetáceos da APA-BF.

A região da praia do Pântano do Sul faz farte da APA-BF e o protocolo de desencalhe foi desenvolvido a partir de experiência adquirida em quatro desencalhes com êxito no território da APA-BF. O protocolo é utilizado nacionalmente e divulgado internacionalmente.

A baleia foi avistada por pescadores, que prontamente acionaram a Associação R3 Animal através do PMP-BS.

Como ajudar?

– Ao encontrar um animal marinho encalhado ligue: 0800 642 3341
– Nunca o force a voltar para a água
– Não alimente o animal
– Ajude a isolar a área mantendo pessoas e animais domésticos afastados
– Colabore com a sensibilização e a conscientização da comunidade

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Esclarecimento: A R3 Animal, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, não está autorizada a resgatar animais dentro d’água, apenas em terra.
Não podemos nos manifestar sobre ocorrências antes da autorização da Petrobras.
Pântano do Sul fica dentro da área da APA, portanto, a coordenação da operação é do ICMBio.

As últimas informações são e que a operação continuará amanhã pela manhã, a baleia continua presa na rede.

Guia Sul da Ilha

O Jornal Riozinho (online) é um excelente investimento onde você alcançará novos clientes e aumentará suas vendas, ainda contribuirá para o seu bairro, investindo numa mídia local que sempre busca melhorias e o crescimento da região.

O Riozinho já é referência no Sul da Ilha e ter nossa marca ao seu lado é sem dúvida uma ótima estratégia para fomentar suas vendas. Com mais de 50 mil acessos por mês, 66 mil seguidores no Facebook, aproximadamente 3 mil membros em 13 grupos no WhatsApp, o Jornal Riozinho já conquistou reconhecimento público e notório em Florianópolis.

Estamos abrindo um novo espaço para marketing e propaganda em nosso jornal, o Riozinho Classificados, que funcionará como um guia de produtos e serviços separados por segmentos: Gastronomia, Imóveis, Beleza, entre outros. É um espaço dinâmico com banners promocionais, onde todos poderão encontrar o que necessitam ao alcance de um clique.

Além disso, o anunciante terá o privilégio de participar do grupo Riozinho Classificados no WhatsApp, onde poderá interagir diretamente com seus clientes. O link Classificados também será compartilhado em todos os nossos grupos do WhatsApp e redes sociais.

Fale conosco