PMF recolhe quase 120 toneladas de resíduos nas praias no feriadão

Trabalho de limpeza de orla realizado pela Comcap já entrou em ritmo de alto verão.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, operou em ritmo de temporada na limpeza da orla este final de semana.

O movimento, confirmam os registros feitos pelos gerentes das divisões operacionais Norte, Márcio Fabiano de Oliveira Dias, Sul, Junior Silvino Daniel, Leste, Paulo Dalzotto e pelo assessor operacional Adriano Marques foi típico de alto verão. “Foi um feriadão de praias lotadas e a Comcap operou de forma ágil e sincronizada para retirar cerca de 120 toneladas de resíduos da orla”, aponta o presidente da Comcap, Márcio Alves.

Até a manhã de segunda-feira, a Comcap estima retirar 4,1 mil sacos de lixo de 100 litros dos balneários do Norte da Ilha de Santa Catarina, o que representa em torno de 62 toneladas de resíduos. No Sul, mais 2,3 mil sacos usados o que equivale a até 46 toneladas de lixo. No Leste, 550 sacos, em torno de 11 toneladas.

Os resíduos retirados da orla são dispostos em pontos estratégicos onde são instaladas grandes caixas estacionárias, de modo a deixar o menor tempo possível expostos aos veranistas. “Os investimentos da Prefeitura de Florianópolis, que somam mais de R$ 18 milhões desde 2017, prepararam a Comcap para o melhor verão em termos de limpeza das praias e, ao mesmo tempo, manutenção da cidade.

É uma época em que o mato cresce muito rápido, pelo calor e umidade, mas temos certeza que vamos dar conta”, aposta o presidente da Autarquia Melhoramentos da Capital, Márcio Alves.

Mão de obra temporária no verão

Para o verão, a Comcap vai contratar 150 pessoas de forma temporária para a coleta e limpeza de orla. Já está em andamento a seleção pública, para até 90 vagas de gari de coleta, inscreveram-se 479 pessoas, para até 45 vagas de gari de limpeza pública 400 candidatos inscritos e para até 15 vagas de motorista, houve 159 inscrições, informa o gerente do Departamento Administrativo Financeiro, Pablo Colombo.

Veranista não deveria deixar lixo na orla

Como os resíduos recolhidos na orla são misturados, não podem ser encaminhados para a reciclagem, por isso a Comcap instrui o morador e visitante a tornar para sua casa as embalagens de produtos que consome na praia. “Se o veranista vai para a faixa de areia com uma sacola com garrafas, latas, sacos e potes com comida e bebida, pode retornar para casa com as mesmas embalagens vazias e as encaminhar para a coleta seletiva. Depois de consumidos, os produtos estarão mais leves e também mais leve será a consciência de encaminhar de forma adequada os resíduos. Ninguém deveria deixar lixo na beira da praia”, aconselha Márcio Alves.

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

2019-11-18T19:37:20+00:0018 novembro, 2019|Meio Ambiente|