Indícios não demonstram relação de afogamento com a obra de engordamento em Canasvieiras, avaliam técnicos

Após o afogando durante o feriado de Natal na praia de Canasvieiras, o prefeito Gean Loureiro chamou uma reunião na manhã desta quinta-feira, 26 de dezembro, junto com técnicos da Secretaria de Infraestrutura, da empresa que executou o projeto de alargamento da praia e da empresa que está executando a obra, juntamente com o representante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Capitão Fábio Fregapani.

Para o oceanógrafo Rafael Bonanata, um dos maiores especialistas em engordamento de faixa de areia do Brasil e que trabalhou no projeto, os indícios da causa do afogamento não possuem relação com a obra que está sendo executada na praia. “A nossa vasta experiência nesse tipo de obra mostra que não há qualquer relação entre o engordamento da praia e a eventual formação de buracos ou poços nas áreas contíguas, ao contrário, o que pode ocorrer é deposição e não erosão”, explica Bonanata.

Já a empresa DTA Engenharia, responsável pela obra, reforçou que estão sendo realizadas durante o período de obra seções topo batimétricas a cada 20 metros ao longo do trecho da praia já alargado. Tais seções, de acordo com as análises, não demonstram mudanças drásticas de profundidade ao longo do perfil praia.

Junto com o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura reforçou a necessidade de mais salva-vidas na praia, já que com uma extensão maior de areia, a probabilidade é aumentar muito o número de banhistas na praia. Esse reforço já estava previsto e inicia nesta semana. O município deve apoiar com mais estruturas de “cadeirões” para os salva-vidas.

Por fim, o município reforça os cuidados básicos para evitar qualquer acidente nas praias de Florianópolis: evitar ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água; respeitar a sinalização dos bombeiros; respeitar as ordens dos guarda-vidas e ficar atento a correntes de retorno.

Carregar mais Posts
2019-12-26T20:18:35+00:00dezembro 26th, 2019|Florianópolis|0 Comentários

Deixar Um Comentário