JORNAL RIOZINHO

O Sul da Ilha em evidência
ANUNCIE

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação de Florianópolis com o 1º Batalhão de Bombeiros Militar

A Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, fará um exercício chamado de Plano de Abandono em Área Escolar (PAAE), simulando um possível sinistro, um “princípio de incêndio” que possa vir a ocorrer nas unidades de ensino. A ação será na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, e se dará em comemoração ao aniversário do Corpo de Bombeiros.

Às 8h10 e às 13h30 desta quarta-feira, 3 de julho, será tocado o alarme de emergências, fazendo com que aproximadamente 600 pessoas realizem a saída controlada, organizada e segura da edificação.

Todos serão conduzidos por profissionais da unidade com auxílio dos bombeiros mirins do estabelecimento de ensino para um local definido antecipadamente.

De acordo com o Secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, o simulado tem como objetivo preparar as crianças e os profissionais das escolas e Neims a agir adequadamente em situações de emergência, bem como, desenvolver na comunidade escolar uma cultura prevencionista, evitando possíveis acidentes e comportamentos de risco.

Durante o processo de evacuação do prédio, também será ligado para a emergência, em especial aos Bombeiros. Eles já estão previamente comunicados, pois participaram do planejamento das atividades e da capacitação das crianças do projeto Bombeiro Mirim. As viaturas serão encaminhadas e virão profissionais para auxiliar neste processo didático, pedagógico e preventivo. Ao final do exercício, todos farão uma avaliação coletiva.

Segundo o Capitão Arthur Eugênio da Silveira Júnior, do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, essa é mais uma das diversas ações educativas que ocorrem na Capital em comemoração à Semana de Prevenção e Alerta Vermelho.

A Escola João Gonçalves Pinheiro é uma das unidades que recebe treinamento desde o início do ano. Os estudantes aprendem na prática a agir frente a possíveis adversidades, como incêndios, vazamentos, assaltos, enxame de abelhas, vazamento de gás, entre outros possíveis sinistros.

Para a regente e professora Alyne Carolina e o professor Charles Schnorr, da Gerência de Projetos Inovadores da Secretaria Municipal de Educação, este tipo de atividade faz com que estudantes e profissionais tornem-se mais resilientes no enfretamento de dificuldades e emergências, transformando não apenas o comportamento deles em sala de aula, mas suas residências e bairros em comunidades mais seguras.

Destaca-se que essa ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, escolas e Corpo de Bombeiros Militar, entre outros apoiadores.

Serviço

O quê: Simulado de emergência para estudantes
Quando: Quarta-feira, 3 de julho
Horários: 08h10 e 13h30
Local: Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro
Endereço: Rua Silvio Lopes Araújo, 347 – Rio Tavares
Observação: Em caso de chuva torrencial, outra data será definida para a atividade.

+ LEIA MAIS

ANUNCIE
By |2019-07-02T19:24:44+00:002 julho, 2019|Florianópolis|0 Comentários

Sobre o Autor: