Com 178 pessoas (141 atletas, 26 técnicos e 11 oficiais), a delegação de Santa Catarina viaja nesta segunda-feira, 21, a Salvador (BA), para participar da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

A competição reunirá até dia 28 cerca de 2.500 universitários de todos os 26 estados mais o Distrito Federal. Já nesta segunda, a partir das 19h, haverá a cerimônia de abertura no ginásio do Centro Pan-americano de judô. As disputas começam nesta terça-feira, 22.

Uma das estrelas do Time SC é  Amandinha, eleita cinco vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, que disputará a competição com o time campeão mundial Leoas da Serra, representando a Uniplac, de Lages.  A competição será organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a delegação de Santa Catarina será gerenciada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

Estarão nas disputas as modalidades de basquete, basquete 3×3, caratê, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, jogos eletrônicos, judô e trabalho acadêmico. Segundo o presidente da FCDU, Manoel Rebelo, a expectativa é superar a performance dos catarinenses em 2018: “Ano passado conquistamos 56 medalhas, sendo 24 de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Nesta edição da Bahia, temos todas as condições de superar esta marca”.

Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, gerenciar a delegação catarinense nos JUBs, juntamente com a FCDU, era um desejo desde o início de sua gestão, iniciada em janeiro deste ano. “Quando assumimos a Fundação, nosso objetivo era apoiar e fortalecer o esporte escolar e universitário. E estamos conseguindo. Já estamos em fase final de elaboração de anteprojetos de lei que beneficiam este setor com bolsa atleta, por exemplo. Acreditamos que a junção esporte e educação são meios para a construção de campeões e cidadãos”.

Por questões de logística, o atletismo dos JUBs foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Fortaleza (CE). Santa Catarina participou com 13 atletas e obteve 16 medalhas: oito de ouro, seis de prata e duas de bronze.

Universidades que formam o Time SC:

Basquete masculino – Unisociesc (Joinville)
Basquete masculino 3×3 – Unisociesc (Joinville)
Basquete feminino 3 x3  Unisociesc  (Jaraguá do Sul)
Basquete masculino 3×3 – UFSC (Florianópolis)
Basquete feminino indoor  Unochapecó (Chapecó)
Futsal masculino  Unochapecó (Chapecó)
Futsal Feminino  Leoas da Serra/Uniplac (Lages)
Handebol masculino  Univali (Itajaí)
Handebol feminino  UnC (Concórdia)
Voleibol masculino  Unoesc (Chapecó)
Voleibol feminino  Unochapecó (Chapecó)
Vôlei de praia masculino  Univali (Itajaí)
Vôlei de praia feminino  UFSC (Florianópolis)
Jogos eletrônicos Futebol FIFA  Udesc (Florianópolis)
Jogos eletrônicos LOL  UFSC (Florianópolis)
Judô masculino  Unisul (Palhoça)
Judô feminino  Unisul (Palhoça)
Caratê feminino – Univali (Itajaí)
Trabalho acadêmico  Udesc e UFSC (Florianópolis)

Carregar mais Posts