Seconci leva campanha Obra mais Segura para alunos de escola pública do Rio Tavares

A campanha Obra Mais Segura, lançada em outubro deste ano pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) da Grande Florianópolis com visitas a canteiros de obras da região, chegará na próxima semana também a alunos e professores de escolas públicas da Capital.

“A ideia de levar a campanha para as escolas tem o objetivo de alcançar esse público jovem, que muitas vezes pode ter um familiar na construção civil, e disseminar esses conceitos de segurança para eles”, explica o presidente do Seconci, Marco Aurélio Alberton.

O objetivo da campanha é contribuir com a melhoria das condições de segurança do trabalho, reduzindo acidentes na construção civil, e a proposta de levá-la a unidades escolares tem o propósito de transformar os estudantes de Ensino Médio em multiplicadores de normas de segurança. Na segunda-feira, 25, será visitada a escola Vereador Oscar Manoel da Conceição, na SC-405, no Rio Tavares; e na terça, a escola Júlio Da Costa Neves, na Costeira do Pirajubaé, ambas a partir das 10h30min. “Muitos desses adolescentes no futuro também poderão ser colaboradores do setor e já terem essa consciência do que é correto, dos cuidados necessários com a segurança, seja no canteiro de obras ou em casa”, acrescenta Alberton.

Diferentes das visitas aos canteiros de obras, onde foram feitos mapeamentos de riscos e prestadas orientações, nas escolas as informações serão transmitidas em forma de peça teatral. As apresentações serão feitas pelo ator e mágico Sérgio Murillo Bessa, que ao longo de 45 minutos abordará temas como segurança na escola e no trabalho, rotinas de um trabalhador e problemas de comunicação na escola ou na empresa.

“Queremos sensibilizar os jovens e fazer com que eles repliquem em casa, junto a seus pais e familiares, a importância de cuidar da segurança do trabalho e também em outros atos de sua rotina. A ideia é sensibilizar eles sobre a importância desta conscientização e contribuir para que todos possam tenha segurança para retornar todos os dias ao bem-estar de sua casa, de sua família”, ressalta Patrícia Crespo, engenheira de segurança do trabalho do Seconci.

A campanha

Deflagrada em outubro, a campanha Obra Mais Segura premiará os melhores projetos de segurança e saúde do trabalho nos canteiros de obras da região metropolitana da Capital. A previsão é que o programa envolva cerca de 60 empresas do setor na região – e cada uma poderá inscrever até três cases.
Elaborado pela engenheira de segurança do trabalho do Seconci, Patrícia Crespo, e equipe, o projeto será dividido em duas etapas.

Na primeira, que terá duração de aproximadamente seis meses, será feito o mapeamento dos riscos nas obras associadas ao Sinduscon e contribuintes do Seconci da Grande Florianópolis por meio de vistorias e ferramentas de auditorias. Além disso, serão identificados riscos nos canteiros com o objetivo de reduzir acidentes e doenças ocupacionais no setor da construção civil e oferecer auxílio para gestão e implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e dos projetos de proteção coletiva.

Na segunda etapa serão identificados, entre os canteiros de obras contribuintes do Seconci, projetos de sucesso ligados à segurança do trabalho, trazendo à tona e multiplicando cases que minimizam ou eliminam riscos nas obras. Ao final, todas as empresas inscritas serão notificadas a comparecer ao Seconci para, por meio de um multiplicador de segurança, participar da escolha por meio de voto dos 10 melhores cases de sucesso.

Os técnicos ou responsáveis pelos cases ganharão um kit de brindes do programa Obra Mais Segura, e as três empresas com os melhores projetos receberão respectivamente um troféu em formato de capacete dourado e uma TV 32 polegadas para o 1º lugar; o troféu capacete prata e R$ 500 para um churrasco de confraternização para o segundo lugar; e o capacete bronze e uma tarde de cinema com pipoca para o 3º colocado. As premiações ocorrerão ao final da segunda etapa, em 2020.

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

2019-11-22T22:33:59+00:0022 novembro, 2019|Educação|