RIOZINHO

O Sul da Ilha em evidência

CRAS SUL DA ILHA COM PORTA FECHADA E SEM ATENDIMENTO RECEBE RECLAMAÇÃO DA ACMP, ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO MORRO DAS PEDRAS: SOLICITAMOS PROVIDÊNCIAS

O CRAS SUL DA ILHA fechou as portas todas segundas-feira a tarde, comunidade pede atendimento à população em horário padrão do expediente.

Considerando importante garantir a universalização do atendimento aos moradores de segunda a sexta-feira das 8h até as 18h, a ACMP atendeu reclamação de morador e conferiu que o órgão público estava fechado para atendimento primário ao cidadão.

Ao conferir, era de fato verdade e as 17.26h do dia 15 de julho 2019 a porta estava fechada e havia aviso na porta, com prancheta para cidadão colocar nome e fone para posterior contato. Fomos bem atendidos pelo funcionário que abriu a porta, dizendo que há 10 anos fazem essa prática, desde quando funcionavam no Rio Tavares.
Em nome da ACMP solicitamos o funcionamento de portas abertas no horário de expediente, respeitando a importância de reuniões de planejamento, e também solicitamos a participação no grupo de controle social do órgão público.

OFÍCIO DA ACMP SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS:

Encaminhamos ofício ao órgão gestor ( Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis), solicitando que o horário do expediente para atendimento ao público não seja interrompido e também solicitamos a participação no organismo de controle social da política pública de assistência social do sul da ilha.

NOTA RESPOSTA DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

A Sra Maria Cláudia Goulart da Silva, Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis respondeu em nota diversos outros aspectos, porém não foi objetiva nem respondeu as duas solicitações principais do ofício da entidade comunitária. O parágrafo que mais se ajusta é “ o compromisso da administração municipal em atender a todo e qualquer cidadão que busque os nossos serviços, sem distinção e no período de funcionamento das unidades sócio-assistenciais.” A ACMP ainda não recebeu a resposta formal de seu ofício com os questionamentos levantados.

Acreditamos que sua nota recebida não é relacionada ao tema de nosso ofício, posto não responde-lo, nem tão pouco os questionamentos da população de ser mantido portas abertas e atendimento para todos durante o expediente do órgão, diz o Presidente Andre Luiz Videira.

COMUNIDADE LUTOU PARA NOVO PRÉDIO DO CRAS SUL DA ILHA

No Viradão Criativo Morro das Pedras em 2017 com, mais de 600 participantes, foi acordado a meta de nova unidade do CRAS Sul da Ilha junto ao Parque Morro das Pedras e após gestões junto ao Senador Dário Berger foram garantidos recursos de emenda parlamentar para a construção. A unidade é muito importante para o sul da ilha e sua construção e correto equipamento com recursos humanos suficientes e funcionamento em período integral, é o desejo da comunidade.

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

A Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis informa que as Reuniões Técnicas ocorrem em todos os equipamentos e serviços sócio-assistenciais, fazem parte do processo técnico operativo de trabalho e tem como objetivo o gerenciamento dos trabalhos realizados e estão no rol de ações e atividades previstas nas normativas operacionais do Sistema Único de Assistência Social. O gerenciamento do trabalho social com famílias demanda atividades de caráter organizativo, que consistem na adequada alocação dos recursos humanos e materiais disponíveis, bem como de tempo e espaço para a operacionalização dos serviços. Nestes espaços são realizadas atividades de planejamento, monitoramento, avaliação bem como educação permanente visando o contínuo aperfeiçoamento dos profissionais. Em relação a possível utilização inadequada do equipamento, a gestão informa que teve acesso as atas e registros de reuniões e pode afirmar que não foram identificadas quaisquer indícios de irregularidades nas reuniões técnicas realizadas às segundas feiras no equipamento citado. A equipe também reafirmou que a segurança de acolhida é garantida e os usuários atendidos mesmo nos horários de reuniões técnicas. Reiteramos o compromisso da administração municipal em atender a todo e qualquer cidadão que busque os nossos serviços, sem distinção e no período de funcionamento das unidades sócio-assistenciais. Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos,

Maria Cláudia Goulart da Silva
Secretária Municipal de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Florianópolis

PUBLICIDADE

Anuncie

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2019-07-22T22:05:24+00:00