O litoral catarinense vem sofrendo com freqüência ocorrências de erosão costeira acarretando perdas econômicas e sociais.

Dentro deste contexto as tempestades, o aumento do nível do mar, ressacas e inundações contribuem para o aumento deste tipo de ocorrência que cada vez mais terá impacto nas regiões costeiras. Além de problemas ambientais o fenômeno coloca em risco a segurança das pessoas, economia, além de estruturas públicas e privadas.

A urbanização sem planejamento sustentável das cidades junto com a alta densidade populacional configuram as condições de vulnerabilidade desses municípios. Com base nesta realidade a Defesa civil de Santa Catarina realiza na próxima semana (Quarta-feira, dia 30 de outubro) o “1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres”.

O evento busca a integração entre os órgãos oficiais e a sociedade civil organizada para a a busca e adoção de ações de preparação e resposta. Na pauta estão novas tecnologias de monitoramento, sistemas de alerta, mapeamentos de áreas de risco, levantamento das vulnerabilidades costeiras e estratégias de sensibilização.

“Estamos em um momento onde devemos reavaliar as estratégias de gestão costeira levando em consideração as medidas de preparação, resposta, mitigação, reconstrução e adaptação”, comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, dentro do encontro serão debatidas propostas e possíveis ações de proteção e defesa civil experiência e propor melhorias para planejar e estabelecer possibilidades integrativas no âmbito da gestão costeira municipal nos preceitos da defesa civil.

Durante a iniciativa também serão traçadas metas e identificados os riscos para assim ampliar a cultura de prevenção e a minimização de desastres.

Fazem parte da Iniciativa o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Defesa Civil Estadual, Universidade Federal de SC (UFSC), Laboratório de gestão Costeira Integrada (LAGECI) e Laboratório de Oceanografia Costeira UFSC (LOC).

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de outubro no link: https://www.sympla.com.br/worshop-gestao-costeira-integrada-na-reducao-de-riscos-e-desastres__667681 .

DESCRIÇÂO

Assunto: 1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres”.
Data: Dia 30 de outubro de 2019 (Quarta-feira).
Local: Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), Sede da Defesa Civil de SC, Auditório Bousai.
Horário: 09:00 horas
Endereço: Avenida Governador Ivo Silveira Governador, 2320, Capoeiras, Florianópolis.

SUL DA ILHA

Oops...
Slider with alias better youtube gallery not found.