EXPOSIÇÃO “PROJETO GURBAH”, ABRE NESTA SEXTA-FEIRA NA GALERIA MUNICIPAL DE ARTE PEDRO PAULO VECCHIETTI

Projeto integra a programação da 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com a 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC, realizam a exposição “Projeto Gurbah”, de Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman, com curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky.

A abertura será no dia 01 de novembro (sexta-feira), às 19h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, e a visitação vai até 29 de novembro de 2019. Entrada Gratuita.

Projeto Gurbah é uma mostra-instalação idealizada pela artista brasileira Silvana Macedo em parceria com os refugiados sírios Yara Osman e Adel Alloush, que busca explorar as fronteiras conceituais e sentimentais da questão e da situação da migração.
Gurbahem, em árabe, é um termo complexo de se traduzir para o Português. Segundo Yara e Adel, seu significado seria algo como “saudade de seu local, e profunda falta de algo importante, acompanhado por um doloroso sentimento de estranhamento e desejo por algo familiar essencial ao seu bem-estar”. Projeto Gurbah explora, dessa forma, a ideia da fronteira invisível das culturas em seu encontro, permeando as relações sentimentais, emocionais e físicas dos indivíduos que se lançam na experiência do viver fora do seu local de origem.

Sobre os artistas
Silvana Macêdo, de nacionalidade brasileira (Goiânia, 1966), artista visual que pesquisa o diálogo entre arte, ciência, natureza e tecnologia. Mais recentemente desenvolve pesquisas na área de gênero, feminismos e escrita de si. Professora do Departamento de Artes Visuais e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua na área de multimeios. Doutorado em Artes Visuais, UNN – Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, UK (2003). Vive e trabalha em Florianópolis desde 2004.
Adel Alloush, nacionalidade Síria, residente no Brasil há 3 anos. Graduação em Enfermagem. No Brasil trabalha como músico (percussão árabe), professor de língua árabe e com Gastronomia árabe. Ministra oficinas de cultura e culinária árabe no SESC e SENAC em São Paulo. Colaborador do projeto artístico Gurbah (saudades de casa) que reflete sobre a experiência de refugiados sírios recém-chegados ao Brasil.
Yara Osman, nacionalidade Síria. Graduação em Odontologia. Residente no Brasil há 3 anos, trabalhando como pianista, professora de piano, Gastronomia árabe e palestrante no SESC e SENAC em São Paulo. Colaboradora do projeto Gurbah que reflete sobre a experiência de refugiados sírios no Brasil.

Serviço
O quê: Exposição “Projeto Gurbah” de Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman | Curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky
Quando: Abertura 01 de novembro, às 19h | Visitação até 29 de novembro de 2019
Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, Praça 15 de Novembro, 180, piso superior, Centro, Florianópolis. Horários: segunda a sexta, 13h às 19h.
Quanto: Gratuito

Informações: 3333 9743 | [email protected]

Agendamento de grupos: formulário disponível em https://forms.gle/puzPRjkiXmE4sXUo8

Créditos: Adel Alloush, Silvana Macêdo e Yara Osman
Da Série Memento

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

VEREADOR MAIKON COSTA É DELATADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES E ADOLESCENTE, EM TRIBUNA NA CÂMARA DE VEREADORES DE FLORIANÓPOLIS

12 dezembro, 2019|Política|

O Vereador Maikon Costa (PSDB) é delatado em tribuna na Câmara de [...]

Carregar mais Posts

2019-11-01T18:21:11+00:001 novembro, 2019|Cultura|