“FLORIPA, SUA LINDA”E “INUNDAÇÃO”, SÃO OS TEMAS DA EXPOSIÇÃO QUE INICIA NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Gabriela Luft e Maurício Muniz são os próximos artistas a exporem no Mural da Cultura, localizado na Ala Norte do Mercado Público.

A partir de 10 de outubro o Mural da Cultura, localizado na Ala Norte do Mercado Público de Florianópolis, recebe as exposições de Gabriela Luft e de Maurício Muniz, intituladas “Floripa, sua linda!” e “Inundação”, respectivamente.
As mostram ficam expostas até 06 de janeiro de 2020.

Mural da Cultura

O espaço expositivo foi inaugurado em agosto de 2015 e, desde então, integra o programa de difusão artística da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude realizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A iniciativa visa à criação de novos espaços de divulgação das artes, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética e valorização da produção local. As obras são expostas em painéis, que apresentam periodicamente o trabalho de artistas da cidade.

“Floripa, sua linda”, por Gabriela Luft

Praias, igrejas, monumentos, fortalezas e casario: uma seleção de aquarelas inspiradas na encantadora cidade de Florianópolis. São obras que retratam memórias, histórias e belezas da cidade.
Entre elas, paisagens em constante transformação, locais com atmosferas próprias e edificações que resistem ao tempo, algumas que se transformaram, se revitalizaram, se adaptaram; outras que foram abandonadas, esquecidas. Testemunhas da minha história e talvez também da sua… Formas mais ou menos estáticas que denunciam o constante movimento: a passagem do tempo; o fluxo das pessoas; o itinerário de vidas presentes, ausentes, imagináveis.
As obras apresentadas são parte integrante do livro de aquarelas «Floripa, sua Linda!», que reúne cerca de 400 aquarelas, entremeadas com mapas e referências, delineando e resgatando vestígios históricos, culturais e naturais de Florianópolis: marcas indeléveis sulcadas nos meandros da memória e da história.

Maria Gabriela Cherem Luft, é natural de Florianópolis, formou-se em Arquitetura e Urbanismo e, em seguida, especializou-se em Artes Visuais. Já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, em Portugal e na Itália.

Em 2016, em Florença, na Itália, publicou o livro de aquarelas Mia Firenze: un giro per Firenze attraverso le sensazioni.
Atualmente, o seu trabalho se concentra na relação com a paisagem, urbana e natural, buscando os aspectos emocionais e perceptivos ligados aos espaços e lugares onde vive, experimenta e é experimentada pelas sensações.

“Inundação”, por Mauricio Muniz

A exposição apresenta imagem da intervenção urbana “Inundação”, realizada em dezembro de 2012, na Rua Victor Meirelles, ocasião em que foi realizado o evento “Mar… que falta”, promovido pelo Museu Victor Meirelles, tendo como curadores Fernando Boppré e Vanessa Schultz.

Artista visual autodidata, Mauricio Muniz começou em 1968 aos 12 anos, expondo ilustrações no III Salão Lageano em Lages SC. Sempre optou por materiais diversos e a liberdade pode resultar em novas combinações em obras de arte, em escultura, pintura, sobre tela ou instalação, com tinta, papel, vidro ou metal. Curiosidade e improvisação. Pintor, ilustrador, escultor, artista gráfico, cenógrafo, diretor de arte, dirige e produz vídeos e ministra oficinas. Buscando essa ordem na desordem, Mauricio tem obras de arte pública em Florianópolis, no acervo do Museu de Arte de Santa Catarina, no acervo da Universidade Federal de Santa Catarina, nos Estados Unidos, França e Itália. Já expôs em São Paulo, Florianópolis, Vermont, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.

Serviço

Exposição no Mural da Cultura – Gabriela Luft e Mauricio Muniz
Local: Mercado Público de Florianópolis – Ala Norte (corredor principal)
Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro

Visitação de 10 de outubro a 6 de janeiro de 2020
Segunda a sexta das 8h às 19h. Sábados das 9h às 14h

Informações: [email protected] | 33339743
Gratuito

2019-10-08T20:07:25+00:00