FESTIVAL ISNARD AZEVEDO ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS TEATRAIS

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude através da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes realizará de 8 a 29 de setembro a 24ª edição do Floripa Teatro – Isnard Azevedo, com programação de aproximadamente 160 atrações artísticas, entre espetáculos e ações formativas.

Entre as ações formativas que integrarão a programação do Festival, a organização do evento abre nesta semana inscrições para duas: a oficina de Performance “Procura-se um corpo”, ministrada pela atriz e diretora Tânia Farias, da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre/RS e a oficina “A Máscara e o Jogo do Ator”, ministrada pelo ator e pesquisador Pedro Ilgelfritz, de Auckland, Nova Zelândia.

A ser realizada de 8 a 13 de setembro, com 20 horas de duração, a oficina de Performance “Procura-se um corpo” pretende, de forma poética, provocar reflexões sobre o passado recente e as feridas ainda abertas pela ditadura militar. A oficina se realizará em três etapas. Como ponto de partida, se propõe uma imersão no tema da violência estatal, especificamente, da Ditadura Militar Brasileira.

O segundo momento da oficina foca na preparação do corpo do performer, que se constitui presente, potente, e ao mesmo tempo permeável para as experiências e influências na sua volta. O terceiro momento é a prática de ocupação de um espaço urbano, partindo-se do reconhecimento de um espaço ou trajeto específico, para a concepção da própria performance. Finalmente, a performance é concebida e realizada no espaço urbano escolhido, proporcionando aos participantes o compartilhamento de sua experiência e levando ao público um posicionamento estético e político sobre nossa história recente.

Tânia Farias é atriz, encenadora, professora e produtora teatral. Desde 1994, integra a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos de teatro mais tradicionais e resistentes do Brasil. Foi ganhadora do Prêmio Açorianos por duas vezes e indicada ao Shell de melhor atriz. Afora as inúmeras criações coletivas com o grupo, concebeu a desmontagem “Evocando os mortos – Poéticas da experiência”, solo apresentado no Festival Isnard Azevedo em 2014. Em 2018 foi homenageada pelo projeto Gaúchos em Cena através do livro Tânia Farias – O Teatro é um Sacerdócio, assinado pelo jornalista e crítico teatral Fábio Prikland.

A Oficina “A Máscara e o Jogo do Ator”, ministrada pelo ator e pesquisador Pedro Ilgelfritz, brasileiro radicado na Nova Zelândia será realizada de 17 a 26 de setembro no Teatro da UBRO. Esta oficina propõe uma jornada através do universo do treinamento do ator e do teatro de máscaras que irá possibilitar, durante trinta horas, o estudo prático das técnicas da máscara neutra, larval, máscara expressiva, meia máscara e da máscara Balinesa. Ao final do workshop será realizada apresentação de cenas curtas resultantes de improvisações criadas pelos alunos demonstrando as habilidades obtidas durante a oficina.

Pedro Ilgenfritz e diretor, professor e pesquisador de teatro brasileiro, radicado na Nova Zelândia. Seu trabalho é focado na pesquisa do treinamento de atores com ênfase no trabalho com máscaras, clown, o jogo do ator, dramaturgia e presença cênica. Pedro já apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Marrocos, Itália, Austrália e Nova Zelândia, colaborando com atores, diretores, bailarinos, pesquisadores, coreógrafos, acadêmicos e lideres comunitários. Pedro Ilgenfritz tem um trabalho que integra o desenvolvimento pessoal com o treinamento do ator, utilizando uma base técnica que inclui princípios do trabalho de treinamento do ator de Jacques Lecoq, elementos da psicanálise e dramaturgia. Pedro foi membro do Grupo de Pesquisa Teatral Atormenta, que atuou em Florianópolis nos anos 90 e foi pioneiro na pesquisa do clown e do jogo do ator em Santa Catarina.

Além destas, a programação do festival contará com mais 9 oficinas de formação teatral, sendo 7 realizadas através da 3ª Mostra Quintais Cênicos, que serão divulgadas e terão inscrições abertas em setembro. As oficinas são gratuitas e os interessados devem possuir alguma experiência anterior na área teatral. As inscrições ficam abertas até 1º de setembro.

SERVIÇO

OFICINA DE PERFORMANCE TEATRAL “PROCURA-SE UM CORPO”

Ministrante: Tânia Farias – Porto Alegre/RS
Grupo: Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre/RS)
Período: de 08 a 12 de setembro de 2019
Horário: das 14 às 18h
Local: Teatro da UBRO – Escadaria Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis –SC
Vagas: 20 vagas
Inscrições e informações: E-mail: [email protected] – Fone (48) 99948.4571
Evento gratuito

OFICINA “A MÁSCARA E O JOGO DO ATOR”
Ministrante: Pedro Ilgelfritz – Auckland / Nova Zelândia
Local: Teatro da UBRO – Escadaria Pedro Soares, 15, Centro, Florianópolis –SC
Período: de 17 a 26 de setembro de 2019
Horário: das 9 às 12h
Vagas: 15 vagas
Inscrições e informações: E-mail: [email protected] – Fone (48) 99948.4571
Evento gratuito

2019-08-23T18:02:13+00:00