D

O Sul da Ilha em evidência

DOCUMENTÁRIO GRATUITO SOBRE A VIDA DE ANTONIETA DE BARROS SERÁ EXIBIDO NA CAPITAL

Em homenagem aos 118 anos do nascimento de Antonieta de Barros, (11 de julho), um documentário gratuito será exibido em escolas da rede municipal, Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC, turmas da EJA e no teatro da Ubro.

A obra “Antonieta” e de autoria da cineasta Flávia Person e foi lançado em 2016 em Florianópolis e mostra a história da professora, jornalista e escritora que ficou órfã ainda muito jovem. Mesmo em um contexto histórico que não permitia que as mulheres tivessem o direito da livre expressão, Antonieta se destacou por sua luta pela alfabetização dos mais pobres com educação para todos. Ela foi a primeira deputada estadual negra do Brasil e a primeira deputada mulher do Estado de Santa Catarina.

Antonieta é um exemplo de uma mulher que lutou pela educação e apresentá-la a população que talvez não conheça tanto de sua incrível história é muito gratificante. Conhecendo nosso passado conseguiremos cada vez mais compreender o nosso presente. É muito positivo estar participando desta exibição”, comenta Roseli Maria da Silva Pereira Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Florianópolis.

A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Fundação Franklin Cascaes, Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

Mais informações e confirmações de grupos devem ser feitas pelo telefone (48) 3251-6372 com a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.

Cronograma da exibição do documentário

Segunda-feira, 8 de julho
Eja Centro I, 14h – NETI – UFSC

Terça-feira, 9 de julho
Escola Básica Municipal Batista Pereira – Ribeirão da Ilha período (matutino e vespertino);
Eja Sul II, às 19h30 – Escola Básica Batista Pereira – Ribeirão da Ilha;
Eja Continente às 19h30 – Instituto Arco Íris -Travessa Ratclif – Centro.

Quarta-feira, 10 de julho
Escola Básica Batista Pereira (período matutino) – Ribeirão da Ilha;
Eja Sul I, às 19h30 – Escola Adotiva Liberato Valentim, Costeira do Pirajubaé;
Teatro da Ubro, às 19h30 – Escadaria da Rua Pedro Soares, 15, Centro.

Serviço

O quê: Documentário gratuito sobre a vida de Antonieta de Barros será exibido na Capital;
Quando: De 8 a 10 de julho;
Onde: Escolas, turmas do EJA é núcleo de ensino da EJA.
Como: Gratuito.

+ LEIA MAIS

PUBLICIDADE

ANUNCIE
By |2019-07-05T19:41:34+00:005 julho, 2019|Cultura|0 Comentários

Sobre o Autor: