Prefeitura Municipal de Florianópolis promove 20º Encontro de Terno de Reis

Prefeitura Municipal de e da Fundação Cultural FranklinFlorianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude Cascaes, têm a satisfação em convidar os munícipes para o 20º Encontro de Terno de Reis.

O encontro de Terno de Reis acontecerá no interior da Catedral Metropolitana de Florianópolis, na segunda-feira dia 06 de janeiro com início das atividades às 17 horas, quando os grupos se concentrarão em frente à Catedral, às 17:30 minutos sairão pelas ruas centrais de Florianópolis e às 19 horas com o início das apresentações dos grupos.

Logo após os grupos se apresentarem saem da Catedral em direção ao Presépio na Praça XV, para o encerramento das atividades natalinas.

O Terno de Reis de Florianópolis foi declarado em 2019 como patrimônio cultural imaterial da cidade, pela relevância deste bem cultural no intuito de salvaguardar a memória e a identidade das comunidades que desenvolvem esta tradição.

Faz-se lembrar que a tradição de cantar o Terno de Reis chegou com os açorianos no século XVIII, e que ainda hoje continua presente em todo o litoral catarinense.

O Terno de Reis é um festejo natalino que narra a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus. Também chamado de Folia de Reis ou Reisado, esta importante manifestação do folclore é preservada principalmente por famílias que passam esta tradição de geração em geração.

Durante as comemorações de fim de ano, os grupos visitam as casas cantando versos sobre a viagem dos três reis magos e o nascimento do menino Deus.

Sendo uma manifestação cultural religiosa festiva, praticada pelo catolicismo no intuito de rememorar a atitude dos três Reis Magos. Essa tradição herdada da cultura açoriana é marcada no calendário social e como ritual religioso, que se mantém vivo em Portugal e no sul do Brasil.

Dessa maneira registra-se a forte referência à identidade e à memória de um dos grupos formadores do povo catarinense.

O Terno de Reis tem a função de agregar a sociedade e as famílias, para a sua perpetuação além de valorizar e fortalecer esta tradição cultural religiosa que ajuda também a promover o turismo local.

O encontro de 2020 contará com a participação dos grupos de Florianópolis, e para abrilhantar ainda mais as apresentações a Família Dias de Blumenau estará presente, completando nesta data os seus 100 anos de tradição nos festejos (cantoria) do Terno de Reis.

Segue abaixo um pouco da história da Família Dias ligada a esta tradição:

Na Família Dias o cantar do Terno de Reis sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919 o seu patriarca Oliveira Moysés Dias, na sua mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis na cidade de Tubarão – SC. Ao longo dos anos a tradição foi passada aos filhos e aos poucos a Família Dias foi se renovando, vindo a participação dos netos, sobrinhos, primos e bisnetos.

Em 2007 acontece o registro do primeiro DVD, “Terno de Reis em cena”. Gravado no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, apresenta os principais sucessos do grupo, além de encenações, a história da Família Dias, do Terno de Reis e os bastidores da gravação.

Em 2012 é lançado “O nosso cantar”, segundo DVD, com participações de Téo Azevedo e Padre João Bachmann. Ao todo já são 10 CDs e 2 DVDs lançados, além de outros registros. Juntamente com Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Lourenço e Lourival, Mococa e Paraíso, participou do CD “80 Anos da Música Caipira no Brasil” com a música “Meu rancho ao pé da serra”, de Téo Azevedo. Também se apresentou em vários programas de TVs, como o Viola minha Viola (TV Cultura), Programa Célia e Selma (Canal Rural), Brasil Caboclo (TV Câmara), Ponto de Encontro Cultural (Rede Vida) e Terra da Padroeira (TV Aparecida).

Ao longo dos anos a Família Dias vem sendo reconhecida nacionalmente através de diversas ações que refletem a importância do grupo na preservação da cultura. Destacam-se o Prêmio Culturas Populares – Mestre Humberto de Maracanã (Ministério da Cultura, 2008), Prêmio Inclusão da Pessoa Idosa Edição Inezita Barroso (IPHAN, 2009), Prêmio Selma do Coco (Ministério da Cultura, 2018), Comenda do Mérito Cultural Rose Gaertner (FCBLU, 2018) ao coordenador do grupo José de Oliveira Dias, Moção de Louvor (Câmara de Vereadores de Blumenau, 2019) pelos 100 anos de tradição.

Será uma noite linda, iluminada e de gratidão por mais um Natal de luz, paz e amor e que esses sentimentos se estendam para o ano novo que recém começou.

Confira abaixo a sequência da ordem dos grupos que irão se apresentar na Catedral:

1º Grupo – Seu Lili – Ingleses

2º Grupo – Grupo de Terno de Reis – Caieira da Barra do Sul

3º Grupo – Grupo de Terno de Reis – Costa de Cima

4º Grupo – Serenata de Natal – Campeche

5º Grupo – Grupo de Terno de Reis do Sambaqui

6º Grupo – Estrela de Luz – Trindade

7º Grupo de Terno de Reis Anunciação – Itacorubi

8ª Família Fielson – Trindade

9º Família Dias – Blumenau

Carregar mais Posts
2020-01-06T18:31:33+00:00janeiro 6th, 2020|Cultura|0 Comentários

Deixar Um Comentário