LAGOA PEQUENA

A obra foi realizada com recursos de uma compensação ambiental no valor de R$ 35 mil e motivada pela  denúncia realizada pelo Jornal Riozinho.com em 29/08/2017 em reportagem com os moradores da região.

O supermercado Hiperbom, hoje Hiper Select, localizado no bairro Rio Tavares, despejou no dia 28 de agosto de 2017 esgoto in natura na rede pluvial por mais de 10 horas,  alagando a avenida Campeche e atingindo a Lagoa Pequena, tombada como patrimônio natural de Florianópolis.  A reportagem incentivou as associações de moradores da região que realizaram manifestação.

Inaugurada na manhã desta quinta-feira (06), a Base de Educação Ambiental da Floram, na Lagoa Pequena, bairro do Campeche. O local é uma unidade de conservação ambiental do município. O evento faz parte do cronograma da Semana de Conscientização Ambiental organizada pela Prefeitura de Florianópolis.

O evento contou com a participação de cerca de 200 crianças de escolas da região. Elas realizaram atividades de plantio, coleta de micro lixo e caminhada em trilha em volta da lagoa. Segundo o superintendente da Floram, Sady Beck, a ação mais poderosa para cuidar do meio ambiente é educar as crianças.

Vamos aos poucos mudando hábitos, mostrando as melhores práticas e essa nova estrutura é muito bem vinda para as atividades de educação ambiental e de convivência para o Sul da Ilha e de toda cidade”, destaca.

A base servirá para a realização de atividades autoguiadas (trilhas), além de projetos específicos em parcerias com escolas ou grupos de visitantes. A unidade funcionará todos os dias e um funcionário da Floram estará no local durante a semana.

Um contêiner da Floram foi decorado em grafite e pela trilha foram distribuídas placas de orientações e de avisos. 

A Lagoa Pequena é de área de preservação permanente (APP) e tombada como patrimônio natural de Florianópolis, pelo decreto municipal número 135/88. Está localizada a 600 m da praia e ocupa uma área de 27,5 hectares entre os bairros Rio Tavares e Campeche, avenida Campeche, s/nº. Tombada como Patrimônio Natural e Paisagístico do município pelo decreto 135/1988, a Lagoinha Pequena como é conhecida é um espaço de beleza peculiar, utilizado para o lazer da comunidade do entorno e turistas que frequentam o bairro do Campeche.

Reportagem realizada em 27/08/2019

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

+ LEIA MAIS

By |2019-06-06T22:16:13+00:006 junho, 2019|Campeche|0 Comentários

Sobre o Autor: