Nesta fase são necessários alguns cuidados redobrados, pois a mulher tem algumas restrições ao uso de medicamentos e alguns cosméticos

A mulher também sofre mudanças emocionais e estéticas. Por isso, o cuidado com o corpo durante a gestação é fundamental, pois influencia no bem estar e contribui para uma rápida recuperação pós-parto.

Existem procedimentos estéticos e de relaxamento que as gestantes podem realizar para ficarem ainda mais belas.

Os tratamentos permitidos para as gestantes são:

  • Drenagem Linfática Manual – É o tratamento mais indicado durante o período gestacional, pois é uma massagem muito suave e lenta. Reduz a retenção líquida, inchaços, previne varizes e celulite. A Drenagem Linfática deve ser realizada somente por um profissional habilitado, já que a pressão exercida deve ser menor do que na Drenagem comum.
  • Toalhas Quentes – Realiza-se uma esfoliação suave e a aplicação das toalhas somente nas pernas. Enquanto a gestante relaxa, realizam-se movimentos bem suaves no abdômen. Deve ser realizado após o terceiro mês de gestação.
  • Limpeza de Pele – Neste período algumas mulheres têm aumento de oleosidade da pele, com isso surgem acnes e cravinhos. Deve-se evitar aplicação de ácidos durante a gestação, mas a limpeza de pele está liberada. Além de deixar a pele limpinha, a gestante também sai revitalizada.
  • Hidratações capilares – Não há restrições quanto às hidratações capilares, porém deve-se evitar a raiz pois é uma região que tende a ter mais oleosidade durante a gestação.
  • Terapia das Pedras Quentes – A terapia proporciona relaxamento e alívio de dores musculares.
  • Peeling de Cristal – Pode ser realizado durante a gestação, pois não contém substâncias que podem ser absorvidas pela pele.

Alguns tratamentos devem ser evitados durante a gestação, dentre eles estão:

  • Tintura capilar e luzes – Devem ser evitados nos primeiros três meses de gestação, pois há risco de contaminação do bebê. Pode causar má formação do feto. Após o terceiro mês a gestante pode aplicar uma tintura sem amônia, já as luzes devem ser feitas somente no final da gestação, desde que feita à 1 cm da raiz.
  • Peeling Químico – Até o terceiro mês de gestação deve-se evitar utilizar ácidos na pele, pois pode afetar a formação e desenvolvimento do feto.
  • Endermologia – As sucções do aparelho deixam os vasos fragilizados, o que pode aumentar o risco de varizes na gestação. Só é indicada após o parto.

Com estes tratamentos estéticos e alguns cuidados básicos, a gestante e o bebê ficarão relaxados e com certeza, o parto será mais prazeroso e tranqüilo, mas lembre-se sempre dos cuidados citados acima.

Gostou das dicas, é gestante e gostaria de realizar algum tratamento estético? Agende um horário.

Esteticista Vanessa Luzardo Maciel
[email protected]