Se você não abre mão do sol e quer ficar com um bronzeado bonito e saudável sem se queimar, sem descascar e sem ardidos na pele basta seguir algumas regrinhas para ter uma cor linda

Para se bronzear você não precisa se queimar. Queimaduras adquiridas ao longo dos anos podem levar ao câncer de pele e devem ser evitadas. O sol deve ser tomado antes das 10 e após as 16 horas, pois entre esses horários os raios UVB aumentam muito e eles são os responsáveis pelas queimaduras. Portanto proteja-se sempre ou mais nesse período.

Os raios UVA não causam queimaduras e bronzeiam, porém antes das 10 e após as 16 horas. No entanto, esta radiação além de envelhecer a pele precocemente causando manchas e rugas, também predispõe o surgimento do câncer, e também devemos proteger nossa pele nestes horários.

Nunca tente adquirir a cor do verão todo no primeiro dia de praia, o bronzeado só irá começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Chegue cedo na praia, a partir das 9 horas, já com o filtro solar aplicado em casa 30 minutos antes; se exponha ao sol por 20 minutos e reaplique o filtro solar. Não esqueça de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou sempre que entrar no mar ou piscina. Faça isso ao longo dos dias e você irá perceber um bronzeado saudável e bonito. Mas se você tem fototipos de pele I e II (peles muito claras) dificilmente irá conseguir um bronzeado e só irá estragar a sua pele.

A alimentação também conta na hora de conquistar seu bronzeado. Coma folhas escuras como rúcula, espinafre, couve e alimentos alaranjados como cenoura e mamão que contém betacaroteno e estimulam a produção de melanina (pigmento que dá cor a pele) .

Aplicar hidratantes corporais é muito importante para manter a cor do bronzeado. O ideal é aplicá-lo duas vezes por dia, inclusive após tomar sol. Durante o banho não utilize água muito quente e nem prolongue o banho por muito tempo, pois a água em temperatura elevada resseca a pele.

Esteticista Vanessa Luzardo Maciel
[email protected]