Os raios solares fazem nossa pele envelhecer mais rápido e ainda provocam o câncer de pele. O uso do protetor solar é como o banho – deve ser todo dia.

Além do câncer de pele, quem abusa do sol e não se protege pode ter ardência na pele, descamação, ressecamento e queimaduras.

Hoje já existem protetores para cada tipo de pele. Existem peles dos tipos:

  1. Extremamente brancas e sensíveis ao sol, nunca se bronzeia e queima com facilidade. É mais freqüente em pessoas de olhos azuis, peles com sardas e clara.
  2. Peles brancas e sensíveis ao sol. Queima com facilidade, mas pode ficar levemente bronzeada. Pessoas de pele clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos azuis, verdes ou castanho-claros podem ter este tipo de pele.
  3. Peles claras e sensíveis ao sol. Podem ficar queimadas, mas, desde que protegidas, bronzeiam-se gradual e uniformemente. A maioria das pessoas brancas normais costumam ter este tipo de pele.
  4. Peles levemente morenas e pouco sensíveis ao sol. Bronzeia com facilidade. É comum em pessoas moreno-claras, com cabelos castanho-escuros, como mediterrâneos, orientais e hispânicos.
  5. Peles naturalmente morenas, muito pouco sensíveis ao sol e às queimaduras. Bronzeia muito. Normalmente são pessoas morenas, como ameríndios, índios e hispânicos.
  6. Peles negras, privilegiadas em relação às queimaduras. Raramente ficam ardidas e tem sua cor ainda mais acentuada quando expostas ao sol. São negros, como africanos ou americanos.

Todos os tipos de pele estão sujeitos às queimaduras, por isso precisam de proteção. O fator de proteção solar mais indicado é o 15 até mesmo para as peles mais escuras. Se o filtro não for espalhado corretamente, sua eficácia irá diminuir.

Vejamos os fatores de proteção solar:

  • FPS 2 a 4 – Proteção mínima contra queimaduras; permite o bronzeado.
  • FPS 4 a 6 – Proteção moderada contra queimaduras; permite o bronzeado.
  • FPS 6 a 8 – Boa proteção contra queimaduras; limita o bronzeado
  • FPS 8 a 12 – Ótima proteção contra queimaduras; limita o bronzeado.
  • FPS 12 a 15 – Proteção máxima contra queimaduras; bronzeia pouco.
  • FPS acima de 15 – Proteção total contra queimaduras; bronzeia muito pouco.

O filtro solar deve ser aplicado a cada 2 horas e recomenda-se que a aplicação seja feita 30 minutos antes da exposição solar. E sempre que for entrar no mar ou na piscina reaplique o produto.

Além do protetor solar, cuidados adicionais devem ser tomados ao ser expor ao sol, como: chapéu, guarda-sol, óculos escuros e evitar a exposição solar em horários que os raios UV são mais intensos (entre 10 e 16 horas).

Os danos causados pela exposição solar de forma errada são cumulativos, você pode não perceber de imediato um envelhecimento da pele, mas em alguns anos a pele que poderia ser saudável estará com um envelhecimento precoce.

A proteção solar deve ser uma preocupação de mulheres e homens e lembrando que o ato de prevenir-se do sol deve ser praticado desde a infância.
Os lábios também devem ser protegidos com produtos específicos para a área; não esqueça também de proteger as orelhas e o peito dos pés.

Esteticista Vanessa Luzardo Maciel
[email protected]