RIOZINHO

O Sul da Ilha em evidência

15 BALEIAS-FRANCA FORAM AVISTADAS NO SUL DE SANTA CATARINA

Neste último Domingo (28), o primeiro sobrevoo da temporada 2019 do Programa de Monitoramento das Baleias-francas realizado pelo Porto de Imbituba avistou 15 baleias no sul de Santa Catarina.

Foram registrados 6 fêmeas com filhote e 3 adultos na região de Imbituba (SC) e Laguna (SC), sendo Imbituba o perímetro de maior concentração, com 13 indivíduos. O sobrevoo ocorreu entre Florianópolis (SC) e Torres (RS), percorrendo toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

Comparado aos avistamentos de Julho do ano passado, o número registrado foi menor mas está dentro do previsto para o período. Os próximos sobrevoos estão marcados para setembro, pico dos  avistamentos da espécie, e novembro, no fim da temporada.

O Programa é realizado no âmbito do Plano de Controle Ambiental da SCPar Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, e executado pela empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e o Instituto Australis.

O objetivo da ação é o monitoramento dos mamíferos marinhos que visitam a região da APA da Baleia Franca, para fazer o censo da população, determinar a sua distribuição espacial e realizar a foto-identificação dos indivíduos através das calosidades únicas que cada animal possui sobre a cabeça.

PUBLICIDADE

Anuncie

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2019-07-29T21:36:32+00:00