Verão Educador! Projeto da Secretaria Municipal de Educação busca orientar as crianças para um verão mais seguro

By |2019-01-22T17:45:26+00:0022 janeiro, 2019|

Iniciativa traz vídeos educativos e conversas sobre os perigos da estação

O verão é a estação preferencialmente dos programas ao ar livre, desse modo, torna-se necessário alguns cuidados especiais. Nessa época do ano há o aumento da incidência de doenças de pele como micoses, insolação, desidratação e as temidas dengue, zika e chikungunya. Crianças e idosos são os que mais sofrem com essas alterações, assim, a prevenção é importante para qualquer idade.

Durante o programa Educar no Verão, da Prefeitura de Florianópolis, o Verão Educador que contempla especialmente as crianças de 5 anos, busca dialogar e oportunizar vivências que possam ajudá-las a construírem estratégias de prevenção e cuidados.

O projeto que iniciou no dia 15 de janeiro é desenvolvido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. Esta proposta trouxe para a unidade a oportunidade das crianças conversarem e contarem suas experiências, legitimando e ampliando seus conhecimentos.

Cuidados no verão

Além dos cuidados com a pele no verão as crianças também conversam sobre os riscos dos desastres naturais comuns nessa época do ano.

De acordo com o professor e coordenador do projeto Charles Schnorr, as ações irão construir conceitos preventivos possibilitando que professores e crianças se aproximem a essas temáticas tão presentes neste período do ano.

Vestido com trajes típicos da estação, Charles apresenta o uniforme de guarda vidas e demonstra as crianças os materiais utilizados no salvamento, na identificação para a segurança dos banhistas nas praias e para a proteção pessoal contra o sol e os raios solares.

Em uma ação preventiva as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a atenção está em construir estratégias para evitar sua reprodução, como: não deixar água parada, recolher o lixo, colocar areia nos vasos de plantas, entre outras. O diálogo continua e com as crianças, fica ainda melhor.