Praia é utilizada como sala de aula em unidade da rede municipal de Florianópolis

By |2018-08-02T21:45:37+00:002 agosto, 2018|

Federação Catarinense de Surf ensinam estudantes da Escola Acácio Garibaldi a pegarem onda na praia da Barra da Lagoa

A Barra da Lagoa é conhecida por suas belezas naturais, pesca e pelo mar que permite a moradores da Ilha e estrangeiros surfarem durante todo o ano. Os estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Acácio Garibaldi São Thiago, estabelecimento de ensino situado no bairro, também aproveitam as ondas para aprenderem o esporte dentro e fora da sala de aula.

A Federação Catarinense de Surf (FECASURF) em parceria com a Prefeitura desenvolveu o projeto Surfando nas Ondas de Floripa. Sob a orientação da supervisora Melize Daniel e do professor de surf Roger Souto, três vezes por semana, no contraturno, 30 estudantes do 3º ao 5º ano oscilam entre aulas práticas e teóricas de surf.

O objetivo do projeto é despertar o interesse pelas questões ambientais para um estilo de vida mais saudável, procurando incluir hábitos e noções de cidadania, nos atuais conceitos de convivência ambiental.

A iniciativa ajuda a criar laços entre os estudantes, desenvolver o respeito mútuo e o convívio social, o projeto estimula a prática do surf.

As aulas são divididas entre teóricas e práticas. Na sala de aula, a garotada aprende segurança no mar, características do nosso litoral, educação ambiental, história do surf, biomecânica aplicada ao surf, conhecimento sobre equipamento, treino e prática do surf em grupo, duplas e individual, aspectos de meteorologia e previsão de ondas.

Além de tirar os estudantes da rua, mantê-los distantes das drogas e ajudar no desenvolvimento socioambiental, o projeto ajuda a escola de surf a encontrar novos talentos”, frisa o presidente da FECASURF, Reiginaldo Gomes Ferreira.

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis Maurício Fernandes Pereira, a prática do esporte desde criança é essencial para a saúde e o bem-estar do futuro adulto. “Com o esporte, a criança faz amigos, aprende a seguir regras, melhora a coordenação motora e tem mais responsabilidade e compromisso”, finaliza.

Paixão pelo esporte

Professor da FECASURF, Rorger surfa há 40 anos, conta que a paixão pelo esporte e pelo mar o levou a transformar o hobby em profissão. Souto explica que o incentivo, a participação dos pais e a interação da garotada ajudam no sucesso do projeto.

“Cada dia fico mais feliz em incentivar estas crianças a praticar o surf com cautela, bom equipamento e entre amigos. Eles atuam em harmonia e segurança”, afirma o surfista.

Floripa na rota do Surf
O surf começou em Florianópolis na década de 1970. O surfista carioca Fernando Moniz foi quem impulsionou o surf moderno na Ilha. A partir daí, a cidade contou com torneios mais profissionais e a fundação da FECASURF em 1980.

As aulas na praia são ministradas na segunda, quarta e sexta-feira das 14h às 17h.

Guia Sul da Ilha

O Jornal Riozinho (online) é um excelente investimento onde você alcançará novos clientes e aumentará suas vendas, ainda contribuirá para o seu bairro, investindo numa mídia local que sempre busca melhorias e o crescimento da região.

O Riozinho já é referência no Sul da Ilha e ter nossa marca ao seu lado é sem dúvida uma ótima estratégia para fomentar suas vendas. Com mais de 50 mil acessos por mês, 66 mil seguidores no Facebook, aproximadamente 3 mil membros em 13 grupos no WhatsApp, o Jornal Riozinho já conquistou reconhecimento público e notório em Florianópolis.

Estamos abrindo um novo espaço para marketing e propaganda em nosso jornal, o Riozinho Classificados, que funcionará como um guia de produtos e serviços separados por segmentos: Gastronomia, Imóveis, Beleza, entre outros. É um espaço dinâmico com banners promocionais, onde todos poderão encontrar o que necessitam ao alcance de um clique.

Além disso, o anunciante terá o privilégio de participar do grupo Riozinho Classificados no WhatsApp, onde poderá interagir diretamente com seus clientes. O link Classificados também será compartilhado em todos os nossos grupos do WhatsApp e redes sociais.

Fale conosco