Horta comunitária do Campeche encontra-se abandonada

By |2019-02-13T18:46:23+00:006 fevereiro, 2019|

A Horta comunitária é de responsabilidade da AMOCAM, Associação dos Moradores do Campeche.

A AMOCAM não possui administração legítima, segundo cartório, e atualmente é a responsável pelo espaço comunitário. Além da horta estar abandonada também encontra-se cerceada por um cadeado, um portão alto de ferro e uma cerca que impede a comunidade de acessar o espaço comunitário. A Horta esta localizada no antigo campo de aviação do Campeche, atrás da unidade de saúde, na rua da Capela, no bairro Campeche.

A AMOCAM, que sempre se pronunciou ser contra as cercas, não da o exemplo. Em agosto do ano passado chegou a realizar uma manifestação ao ver cercas colocadas pela Base Área na área que pertence a Aeronáutica. Como todo ato desta associação ilegítima, segundo o cartório, a horta só é mais um exemplo de ocupação de espaço por supostos militantes de partidos de extrema esquerda. Estes tomam o espaço, cercam e abandonam como podemos ver nas imagens. Já é uma pratica tangível, mais tarde estarão nas ruas do bairro com cartazes com os dizeres “A Horta é nossa! Vamos ocupar!“, mas colocar a mão na enxada, na pá e suar um pouquinho, é claro que não querem, não aparece ninguém.

A Horta faz parte de um projeto pedagógico da Amocam (Associação de Moradores do Campeche) que incentiva os moradores a trabalhar com a terra cultivando alimentos orgânicos, ter uma alimentação mais saudável e na articulação de um espaço de socialização da comunidade.

Segundo o cartório de Oficio de Registro Civil do Município de Florianópolis, comarca da Capital, “o último registro localizado da AMOCAM, Associação dos Moradores do Campeche foi em 30/03/2007… Tendo em vista que a entidade encontra-se inerte há 11 anos, e que a gestão prevista no estatuto do ano de 1987, … é de 01 ano, a entidade encontra-se sem administração legitima …” 

Nesta terça-feira, 05, a AMOCAM anunciou o projeto “Horta pedagógica”  que tem como objetivo trabalhar dentro das escolas a importância de conhecermos o ciclo dos alimentos, através da compostagem de resíduos, horta agroecológica e reeducação alimentar. …MAS A HORTA ESTÁ ABANDONADA.

A Horta que outrora fomentava frutas, verduras e hortaliças, hoje encontra-se abandonada. Nas imagens feitas pelo Drone do Riozinho é possível visualizar os canteiros tomados pelo mato.