FLORAM embarga ETE do supermercado que despejou esgoto na Av. Campeche

By |2017-08-31T14:24:42+00:0031 agosto, 2017|Tags: |

Supermercado despejou esgoto por dez horas na avenida Campeche e poluiu Lagoa Pequena

A Floram (Fundação do Meio Ambiente) embargou a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) do supermercado, até que a situação seja regularizada junto ao órgão. O despejo ocorreu na manhã de terça-feira (29), enquanto a empresa contratada pelo supermercado realizava testes na estação.

O estabelecimento ao cometer tal ato transgrediu e inobservou as normas legais de construção e proteção à saúde, expondo a população aos riscos oferecidos pelo contato com esgoto”, respondeu a equipe técnica do município.

O estabelecimento não tem licença para lançar o esgoto que previa lançamento do efluente na rede de água da chuva e já havia sido autuado há um mês em razão da construção da estação sem licença.

A Vigilância Sanitária também autuou o empreendimento pelo lançamento de efluentes sem tratamento adequado na rede de drenagem.

Em inspeção no local realizada nesta data, às 14:30hs, constatou-se ser procedente a reclamação, Trata-se de lançamento irregular de esgoto por parte do estabelecimento, que possui uma estação de tratamento de esgoto (ETE), que foi projetada para que seu efluente final seja lançado em rede de drenagem pluvial. Entretanto, a ETE ainda não foi aprovada pelo setor de analise de projetos da vigilância em saúde ( processo 000367/16) e não há até o momento licença do órgão ambiental para tal lançamento.” relata a inspeção.

O supermercado localiza-se na SC 405 esquina servidão Lagoa Azul entre os bairros Rio Tavares e Campeche.

A Lagoa Pequena é de área de preservação permanente (APP) e tombada como patrimônio natural de Florianópolis, pelo decreto municipal número 135/88.

Até agora o supermercado não se manisfestou.