EXERCÍCIO DE FORÇA DE AJUDA HUMANITÁRIA

By |2018-05-15T14:45:02+00:0015 maio, 2018|

A partir de segunda feira, 14 de maio, o Exército Brasileiro realizará o 2º Exercício de Força de Ajuda Humanitária, com atividades ocorrendo nas cidades de Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí, no decorrer de toda a semana.

Com o objetivo de adestrar as tropas em ações operativas voltadas ao apoio à população atingida por calamidades ocasionadas por chuvas continuadas, os militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, integrados aos agentes da defesa civil estadual e municipal, bem como à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do estado de Santa Catarina, participarão de ações simuladas em diversas regiões comumente atingidas pelas intempéries.

A recente e moderna estrutura da Defesa Civil estadual será empregada por todas as agências participantes do exercício, colocando à prova, em situação de normalidade, os meios voltados às situações de emergência. Os Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), acionados nas cidades sede, além dos Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Blumenau e Itajaí, instalações permanentes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, receberão os eventos simulados em todo o período do exercício.

A fim de fazer frente a todas as tarefas simuladas, participarão do exercício 700 militares do Exército, 124 viaturas operacionais, 2 aeronaves, além de equipamentos leves e pesados de engenharia, meios de transmissão de informações via satélite, instalações logísticas de combate e outros meios de apoio à população como distribuição de água, coleta, seleção e distribuição de donativos e confecção e distribuição de alimentos.

As atualidades sobre as ações realizadas serão publicadas na página eletrônica: http://www.23bi.eb.mil.br/index.php/publicacoes/256-forca-de-ajuda-humanitaria

Exercício de Força de Ajuda Humanitária

Período: de 13 a 18 de maio de 2018

Local: Base de Operações no 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau – SC Eventos em Blumenau, Pomerode, Gaspar e Itajaí – SC

Ápice do Exercício: 17 de maio, em Blumenau – SC

Outras informações sobre o Exercício de Força de Ajuda Humanitária, podem ser obtidas: Seção de Comunicação Social da 14ª Bda Inf Mtz Rua Bocaiuva, 1858, Centro, Florianópolis – SC / (48) 3722 4408 / comsoc14bda@hotmail. Centro de Operações do 23º BI – A partir de 14 da Maio 18 Rua Amazonas, 3312, Garcia, Blumenau – SC / (47) 3324-2299 (ramal 232).