Dia Internacional PARE a Captura Acidental

By |2018-12-05T13:30:23+00:005 dezembro, 2018|

No dia  1 de dezembro foi lançado como o Dia Internacional PARE a Captura Acidental. Aproximadamente 300 mil golfinhos, 250 mil tartarugas marinhas e 300 mil aves marinhas são mortos acidentalmente todo ano.

De iniciativa do VIVA Baleias, Golfinhos e cia, o Dia Internacional PARE a Captura Acidental teve apoio de 40 instituições nacionais e internacionais, que desenvolveram diversas ações com a temática ByCatch.

O termo Bycatch significa a captura acidental de espécies não-alvo da pesca. Um problema de grandes números que merece atenção de todos.
Estima-se que 40% de toda pesca é Bycatch.

Isso pode e deve mudar e o primeiro passo foi dado.

No dia  1 de dezembro foi lançado como o Dia Internacional PARE a Captura Acidental, proposto pelo VIVA Baleias, Golfinhos e cia. As 40 instituições nacionais e internacionais que apoiaram a iniciativa realizaram diversas ações focadas em apresentar estatísticas e discutir propostas para que esses números diminuam e assim a vida marinha seja preservada.

O Instituto Australis/Projeto Baleia Franca realizou exposições sobre o Dia Internacional PARE a Captura Acidental nos seguintes locais:

  •  TAMAR em Florianópolis;
  • Mostra Lutz em Garopaba, SC;
  • Centro Nacional de conservação da baleia franca (CNCBF);
  • Biruzera Logger Festival – Praia de Itapirubá Norte, Imbituba/SC

Foram realizadas visitas guiadas e intervenção na réplica em tamanho real de filhote de baleia franca, em frente ao CNCBF com rede retirada de um filhote de baleia-franca emalhado na praia do Pântano do Sul em Florianópolis

Dia Internacional PARE a Captura Acidental De iniciativa do VIVA Baleias, Golfinhos e cia, o Dia Internacional PARE a Captura Acidental teve apoio de 40 instituições nacionais e internacionais, que desenvolveram diversas ações com a temática ByCatch.O termo Bycatch significa a captura acidental de espécies não-alvo da pesca. Um problema de grandes números que merece atenção de todos. Estima-se que 40% de toda pesca é Bycatch. Aproximadamente 300 mil golfinhos, 250 mil tartarugas marinhas e 300 mil aves marinhas são mortos acidentalmente todo ano. E isso pode e deve mudar. O primeiro passo foi dado. O dia de hoje 1o. de dezembro, foi lançado como o Dia Internacional PARE a Captura Acidental, proposto pelo VIVA Baleias, Golfinhos e cia. As 40 instituições nacionais e internacionais que apoiaram a iniciativa realizaram diversas ações focadas em apresentar estatísticas e discutir propostas para que esses números diminuam e assim a vida marinha seja preservada.Nós do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca realizamos uma exposição sobre o Dia Internacional PARE a Captura Acidental nos seguintes locais: Dia: 25/11 Evento: Domingo no TAMAR (fotos 1 e 2)Local: Florianópolis, SC Dia 30/11Evento: MOSTRA LUTZLocal: Garopaba, SCDe 27/11 a 01/12Evento: Visitas Guiadas Local: CENTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DA BALEIA FRANCA (CNCBF) – Itapirubá Norte - Imbituba, SCDia 01/12Evento: Biruzera Logger Festival Local: Praia de Itapirubá Norte, Imbituba/SCEvento: Visitas Guiadas e intervenção na réplica em tamanho real de filhote de baleia franca, em frente ao CNCBF com rede retirada de um filhote de baleia-franca emalhado na praia do Pântano do Sul em FlorianópolisLocal: Praia de Itapirubá Norte, Imbituba/SC

Posted by Instituto Australis / Projeto Baleia Franca on Sunday, December 2, 2018