Defesa Civil alerta para ondas de até quatro metros e risco de alagamento em Florianópolis

By |2018-06-13T21:25:16+00:0013 junho, 2018|

De quarta (13) até sexta-feira (15), há risco de alagamentos devido à maré alta nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos,  CentroSul e praias do Sul da Ilha.

Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia) e ventos do quadrante sul que provocam empilhamento da água marinha na costa e incidência de ondas de 2,0 a 2,5 m próxima ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e  de Santa Catarina.

Segundo o comunicado, Estado pode ter ventos sudoeste/sul de 50 a 70 km/h e mar muito agitado, com ondas de até dois metros e meio próximo à costa e picos de até quatro metros, principalmente ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa.

Recomendações da Defesa Civil

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos costeiros: Evitar transitar em locais alagados, em pontilhões e pontes submersas. Atenção especial para os horários de picos mais altos de maré astronômica, quando o nível do mar ficará mais elevado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela abaixo.