AMOJE emite nota de esclarecimento sobre esgoto na Lagoa da Chica, no Campeche

By |2017-11-07T00:43:00+00:007 novembro, 2017|Tags: |

A Amoje – Associação dos Moradores do Jardim Eucaliptos emite uma nota de esclarecimento para a matéria divulgada no dia 1/11/2017 nas redes sociais do Riozinho.com

Anteriormente às obras de revitalização da Lagoa da Chica existiam 3 (três) ligações de rede pluvial diretamente na lagoa. Tais ligações, por irresponsabilidade da população e descaso dos órgãos municipais, continham a presença de esgoto.

Durante as obras, 2 (duas) das referidas ligações foram desativadas, restando apenas 1 (uma) que é a mencionada na matéria. Contudo, esta tubulação, hoje é “um mal necessário”, pois foi executada na década de 90 para conter o alagamento da região e exerce essa função até hoje. Ou seja, atualmente ela ainda não pode ser interditada.

Pensando dessa forma, a AMOJE desenvolveu uma solução prática para sanar paliativamente o problema. Estamos nos esforçando, captando recursos e nos preparando para executar. Em paralelo, desenvolvendo também projeto para o macro-ambiente, a fim de buscar resolução definitiva.

Com efeito, percebe-se que o retrato da Lagoa da Chica há um ano atrás era de abandono, depósito de lixos/entulhos, bem como consequente incentivo à marginalidade.

A AMOJE visa zelar pela área em questão. A obra Revitalização da Lagoa da Chica, ação conjunta da Associação, FATMA e CELESC, realizou a delimitação real do espaço preservado. Juntamente com a FLORAM e a COMCAP realizamos também a manutenção do espaço em ações contínuas de roçada, limpeza, plantio de árvores nativas e frutíferas. O cenário atual é de famílias desfrutando do espaço público por meio da prática de esportes, piquenique ao ar livre e apreciação à beleza paisagística e cultural.

Tais ações ainda não são o suficiente! Por isso continuamos ativos buscando pensar, traçar e realizar estratégias efetivas, que resultem em ações positivas à comunidade do Campeche e ao meio ambiente.

Colabore com a gente! Nossas reuniões acontecem quinzenalmente às segundas-feiras na sede da AMOJE na própria Lagoa da Chica.

Foto divulgação na página Lagoa da Chica no Facebook