Saiba quais são as doenças causadas pelo esgoto

Saiba quais são as doenças causadas pelo esgoto

By | 2017-11-06T22:53:19+00:00 6 novembro, 2017|Tags: |

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública.

Algumas das principais doenças que podem ser causadas por águas paradas ou água de esgoto não tratado incluem:

1. Hepatite A

A Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa que pode ser fatal quando não tratada. A Hepatite A é transmitida através do contato com fezes contaminadas, e neste caso a sua transmissão é feita através do contato com água contaminada com microrganismos de origem entérica.

  • Principais Sintomas: urina escura, fezes claras, amarelamento da pele e da parte branco dos olhos, febre, calafrios, sensação de fraqueza, náusea, perda de apetite e fadiga.
  • Como é o Tratamento:não é específico pois o corpo acaba por combater o vírus sozinho. Por isso, o tratamento é feito recorrendo ao uso de medicamentos para controlar a febre e a dor, e através da alimentação, recorrendo à ingestão de alimentos diuréticos e que fortaleçam o sistema imune.

2. Giardíase

A Giardíase é uma infecção do aparelho digestivo causada pelo parasita Giardia intestinalis. A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos maduros do parasita, sendo uma doença infecciosa que pode ser transmitida entre pessoas.

  • Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre, náusea, fraqueza ou perda de peso.
  • Como é o Tratamento: o tratamento varia de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser utilizados remédios antiparasitários como metronidazol, tinidazol, ou secnidazol

3. Amebíase ou Disenteria Amebiana

A Amebíase ou disenteria amebiana é uma infecção causada por um parasita que se instala no intestino e que impede a absorção de nutrientes importantes para o organismo. A sua transmissão é feita através do consumo de alimentos ou água contaminadas por fezes contendo cistos amebianos maduros.

  • Principais Sintomas: dor abdominal, diarreia, febre e calafrios.
  • Como é o Tratamento: o tratamento varia de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser utilizados remédios antiparasitários como Secnidazol, Metronidazol ou Tinidazol.

4. Febre Tifoide

A Febre Tifoide é uma doença infeciosa causada pelo parasita Salmonella typhi, que se instala no organismo e causa sintomas. A sua transmissão é feita através do consumo de água e alimentos contaminados com o parasita.

  • Principais Sintomas: febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou pintinhas vermelhas na pele.
  • Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de antibióticos, sendo muito importante o descanso e a hidratação durante a fase de recuperação. Esta é uma doença que pode ser prevenida com a vacina contra a febre tifoide.

5. Cólera

A Cólera é uma infecção que ocorre no intestino, causada por uma bactéria que pode estar presente em água contaminada ou em alimentos, que produz uma toxinas que desencadeiam os sintomas da doença.

  • Principais Sintomas: diarreia intensa e vômitos, que podem levar à desidratação intensa.
  • Como é o Tratamento: é realizado recorrendo ao uso de antibióticos e solução para hidratação oral e intravenosa, como o soro.

6. Ascaridíase ou lombriga

É uma doença infeciosa causada pelo parasita Ascaris Lumbricoide, também conhecido como lombriga ou bicha, que habita e multiplica-se nos intestino. Esta doença, é transmitida através da ingestão água ou alimentos contaminados com
ovos do parasita.

  • Principais Sintomas: dor abdominal, enjoo ou dificuldade em evacuar;
  • Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de remédios antiparasitários como Albendazol.

7. Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria presente em urina dos ratos de esgotos e de outros animais como pombos e baratas, que penetra no corpo através do contato com da pele ferida ou mucosas, como olhos, nariz, com águas contaminadas.

  • Principais Sintomas: Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de apetite, vômito, diarreia ou calafrios.
  • Como é o Tratamento: é feito recorrendo ao uso de remédios Antibióticos e de Paracetamol para a dor e febre, não sendo recomendado o uso de ácido acetilsalicílico ou de remédios anti-inflamatórios.

A falta de esgoto ou a ausência de esgoto tratado apesar de afetar toda a população, afeta especialmente crianças entre 1 ano e os 6 anos de idade, que são mais sensíveis, assim como aumenta as chances de morte do feto em grávidas.

Como evitar pegar estas Doenças

Para se proteger e evitar estas doenças, deve-se evitar o contato com o esgoto, águas contaminadas ou não tratadas, enchentes, lama ou rios com água parada, sendo também desaconselhado o uso de piscinas não tratadas com cloro.

Para assegurar a sua segurança, deve ferver sempre a água antes de a utilizar, quer seja para lavar ou preparar alimentos ou para beber.

 

São inúmeras outras doenças também são causadas pela falta de tratamento de esgoto, como: poliomelite, diarreia por vírus, ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose, etc. Por isso é importante cobrar das autoridades a construção e a manutenção de redes de esgoto e seu tratamento, e a população tem de fazer a disposição correta do efluente doméstico, pois conforme foi apresentado, o saneamento básico precário atinge diretamente a saúde da população.

Fonte: https://www.tuasaude.com

 

Denuncia do site Riozinho.com chega a Câmara de Vereadores, em Florianópolis

10 novembro, 2017|0 Comments