Adutora da CASAN poderá romper no Morro das Pedras

Adutora da CASAN poderá romper no Morro das Pedras

By | 2017-09-30T16:45:34+00:00 30 setembro, 2017|Tags: |

A erosão causada pela maré alta no Morro das Pedras, ameaça romper a adutora de tubulação de 400 milímetros que está sob a rodovia SC-406, Praia do Caldeirão, sob o acostamento ao lado do mar

A adutora da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que sai da estação de tratamento da Lagoa do Peri e abastece os bairros do Sul e do Leste de Florianópolis, está ameaçada com a ressaca na praia do Caldeirão, no bairro Morro das Pedras.

Sem poder agir com o solo encharcado e com muitas rachaduras, o responsável da Casan elabora uma estratégia para manter o abastecimento em caso de colapso da adutora. O chefe da agência da Casan no Sul da Ilha, Renato Melo, informou que a empresa já trabalha em um plano alternativo para o abastecimento das 150 mil pessoas e faz monitoramento do local.

A primeira providência será interromper a operação na estação de tratamento. A partir daí, poderemos executar um desvio para que a adutora passe pelo outro lado da pista neste ponto ou traremos água do Centro”, revelou Melo.

A previsão de ressaca continua para o fim de semana. O oceanógrafo da Epagri/Ciram Argeu Vanz, explicou que a condição de maré alta e ondas fortes é consequência dos ventos predominantes de sudeste a nordeste. “A ressaca é provocada por ondas com altura entre 2 m e 2,5 m próximo da costa, vindas principalmente de leste. A mudança do vento para nordeste e da maré deve diminuir o efeito da ressaca em algumas praias”, explicou

A informação de que havia uma adutora na faixa de rolamento da rodovia SC-406 foi uma surpresa para o diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, e para o superintendente do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), engenheiro Cléo Quaresma. Segundo Machado, a prefeitura fez duas comunicações formais para o Deinfra, sobre a recuperação do local, mas não obteve respostas. O departamento informou que não há o que fazer no momento.

Fonte: Noticias do dia

Fotos: Ricardo Abreu