Campo de aviação do Campeche, PACUCA,  vira alvo de Pipas com cerol e linha chilena 

Campo de aviação do Campeche, PACUCA,  vira alvo de Pipas com cerol e linha chilena 

By | 2017-09-29T19:57:00+00:00 29 setembro, 2017|

Segundo os moradores do bairro o cerol esta cortando crianças, cachorros, gados e matando pássaros.

A prática é proibida por lei e já provocou inúmeros acidentes no bairro.  As vitimas frequentemente são pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas e Skatistas sem contar os animais.

Segundo Ataíde, lider comunitário,  a comunidade já fez boletim de ocorrência e formou reunião como a Capitão Miranda da 3° companhia de Policia do Campeche para que se cumpra a lei de contravenção.  O Capitão se prontificou de tomar providências e agir já neste final semana e nos demais.

Uma pipa com cerol, ou linha chilena, tem condições de cortar a camada de borracha que reveste os fios da rede elétrica. Isto resulta em panes, uma vez que os circuitos têm um dispositivo de segurança contra a intervenção de objetos na rede. Segundo dados da Celesc, as pipas são responsáveis por 70% dos problemas na rede elétrica. Lei contra linha chilena

O ex-prefeito Cesar Souza Junior sancionou a Lei 9.635, de 15 de setembro de 2014, que proíbe no município de Florianópolis a produção, comercialização, transporte, uso ou guarda de linha produzida com compostos de quartzo moído, óxido de alumínio e cola de madeira. É a chamada linha chilena, material cortante industrializado. Pela lei, o produto, “quando estiver em posse de usuário, ambulante ou comerciante será apreendido e destruído pelos órgãos competentes de fiscalização, não cabendo aos infratores qualquer indenização”.

Telefones úteis

Para retirar restos de pipas dos fios
Celesc- 0800 48 0120

Para denunciar situações de risco
Polícia Militar – 190

O cerol

O cerol é uma mistura de cola com caco de vidro moído, que é aplicado às linhas de pipas com o intuito de cortar a pandorga adversária. Praticamente invisíveis aos olhos, as linhas atingem pedestres e motoqueiros. O saldo são graves feridas ou mortes, pois o cerol atinge, sobretudo, o pescoço. A rede elétrica também sofre com as pandorgas. Ao ficarem presas aos fios, são muitas vezes responsáveis por curtos-circuitos.  Alem disso, a pessoa que tentar retirar as pipas das redes elétricas corre o risco de receber uma descarga elétrica.

O que é linha chilena

Os órgãos públicos alertam para que a população não faça uso também da linha chilena para empinar as pipas. O produto corta quatro vezes mais do que a linha de cerol. A técnica utiliza quartzo moído e óxido de alumínio. A linha é tão perigosa que não perde a propriedade de corte mesmo quando molhada pela chuva.

Lei estadual

Uma lei estadual proíbe a utilização de pipas equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes. Para o delito, está prevista uma multa. Se o infrator for menor de idade, o responsável pela criança ou jovem responderá pelo caso. As competições com pipas deverão ser anunciadas com a exposição das restrições da Lei Nº 11.698, de 8 de janeiro de 2001.

 

 

 

 

 

Drone – Praia Novo Campeche neste domingo (10)

11 dezembro, 2017|0 Comments

Mulher é morta em frente ao Riozinho, no Campeche

9 dezembro, 2017|0 Comments