DEFESA CIVIL ALERTA para risco de temporais com granizo, ventos fortes e ondas de até 3 metros em SC

DEFESA CIVIL ALERTA para risco de temporais com granizo, ventos fortes e ondas de até 3 metros em SC

By | 2017-09-28T22:59:25+00:00 28 setembro, 2017|

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco de temporais, com possibilidade de granizo, vento forte, risco de ressaca e alagamentos no litoral catarinense.

De acordo com o órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima,  Epagri/Ciram,  uma frente fria se desloca pelo Estado e forma intensas áreas de instabilidade. Os fenômenos devem ocorrer ao longo desta quinta até o amanhecer de sexta-feira O temporal deve ocorrer em todas as regiões, especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Serra, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte. A previsão indica pancadas de chuva com descargas elétricas, com risco de temporal isolado, com granizo e vento acima de 60 km/h.

Já o litoral catarinense deve ser afetado pela ressaca, o que oferece risco a navegação e atividades de pesca. Entre sexta-feira e o fim de semana, há previsão de ondas com picos de 2 a 3 metros na costa. A Defesa Civil recomenda proteger embarcações e apetrechos de pesqueiros na área costeira.

Para tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Defesa Civil de SC