Vídeo: Chegaram as baleias-francas ao Morro das Pedras em Florianópolis

Vídeo: Chegaram as baleias-francas ao Morro das Pedras em Florianópolis

By | 2016-10-13T21:08:02+00:00 2 setembro, 2016|Tags: |

Mãe e filhote divertiam-se hoje pela manhã no Morro das Pedras em Florianópolis

Com a entrada do vento sul as baleias-francas começaram a chegar no sul da ilha de Florianópolis, hoje pela manhã foram avistadas duas baleias, mãe e filhote, no mirante do Morro das Pedras.

Assista o vídeo e encante-se.
Filmagem: Adriano Soares

Baleia-franca

As baleias francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, segundo registros históricos, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos, o corpo é negro e arredondado, sem aleta dorsal e a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca, que abriga, pendentes, cerca e 250 pares de cerdas da barbatana. O ventre apresenta manchas brancas irregulares. As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns. A identificação de sexo nas baleias adultas por padrão comportamental é apenas possível no caso de fêmeas adultas acompanhadas de filhotes em suas áreas de reprodução.

O “esguicho” das baleias francas é bastante característico, em forma de “V”, resultante do ar aquecido expelido muito rapidamente quando da respiração e da vaporização de pequena quantidade de água que se acumula na depressão dos dois orifícios respiratórios quando o animal emerge para respirar. A altura do esguicho pode chegar a atingir de 5 a 8 metros, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento, e o som causado pela rápida expelida de ar pode ser ouvido muitas vezes a centenas de metros.

Saiba mais sobre as baleias-francas no link http://www.baleiafranca.org.br/