Trilha à Cachoeira da Lagoa do Peri

By | 2017-08-09T21:44:24+00:00 10 março, 2016|

A Trilha que leva à cachoeira da Lagoa do Peri também conhecida como o caminho da Gurita percorre o interior de mata atlântica extremamente conservada e localiza-se no Parque Estadual da Lagoa do Peri com a maior lagoa de água doce da ilha.

Sua bacia hidrográfica foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976 e o Parque Municipal foi criado e regulamentado no período de 1981 a 1982.

O que pouca gente sabe é que cada vez que o avião de Exupery, autor do livro ‘O Pequeno Principe’, surgia nos céus da Ilha, isso lá pela década de 1930, os manés nativos diziam: “Lá vem o Zé-Peri”. Em homenagem a ele a lagoa foi batizada como a dita Lagoa do Peri. Outros dizem que o nome deriva da planta de mesmo nome abundante no local, também conhecida como piri ou piri-piri.

A maior parte do trajeto a mata é fechada e de difícil acesso mas contempla atrativos como: Sítios históricos, córregos, o engenho e a cachoeira da Lagoa do Peri, com sorte, pode-se avistar o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

Como chegar: Saindo do Centro em direção ao Sul da Ilha. Pegar sentido às Praias Morro das Pedras e Armação e depois seguir ao Parque Municipal da Lagoa do Peri.

Localização: Sul da Ilha. Parque Municipal da Lagoa do Peri. Próximo às Praias Morro das Pedras e Armação.

Distância de percurso: 4.900 m
Tempo médio de percurso: 3:00

Fotos: Adriano Soares