A prancha sustentável de Floripa

A prancha sustentável de Floripa

By | 2017-09-15T22:34:26+00:00 14 dezembro, 2015|

Lendas do Surf se unem em busca da prancha sustentável

O Documentário A Origem, foi idealizado pelo surfista, diretor, produtor e roteirista de filmes, Ademir Damasco, O Neném como é conhecido, 61 anos em plena atividade no mar e no Cinema Catarinense.

Produz seus filmes, a maioria sem recursos, as vezes tirados do próprio bolso e já são oito na lista . A ideia veio em 2008 através da natureza, sempre admirada pelo artista, que despertou a curiosidade na piteira (agave), de vegetação abundante, em Florianópolis, trazidas pelos portugueses.

Neném já conhecia as pranchas de agave, elas já existem há um bom tempo, só que combinados com materiais tóxicos (resina de polyester, catalisador,cola,tecido etc.). Mas ele queria fazer diferente , queria um material 100% natural, e foi ai que Neném plantou em sua chácara 3 mudas da planta e esperou 6 anos até ela secar e morrer. Registrou passo a passo todo esse processo.

Fez várias pesquisas , reuniu os amigos do surf das antigas, contou sua ideia, que foi imediatamente aceita, os mesmos logo já se prontificaram em ajudar , pesquisar os produtos para tornar a fabricação da prancha sustentável viável . Claro que isto tinha que virar filme e esta história resultou no documentário, A Origem, foram seis anos de trabalho desde o plantio até a finalização de uma prancha que não agride o meio ambiente.

O documentário ainda esta sem tempo definido, porque ainda serão feitas as últimas gravações. O filme está sendo editado em alta definição HD e mostra todo o processo, desde o plantio ao corte. Mostra também o lado bucólico do Cineasta, a natureza e seus ciclos, com lindas cenas da vegetação, aves migratórias que transitam no espaço do artista, intercalado com o cotidiano da cultura do Campeche, bairro onde mora em Florianópolis .

No documentário participam, algumas das lendas do surf de Floripa, e que sem eles essa realização não teria sido possível. São eles: Fernando ( Marreco) Moniz , ( Shaper), Dado, Laminador, Tarcísio Schaeffer – Campeão Catarinense 1976, João Schambeck ( surfista e making of ) , Razmik ( designer de móveis ). A direção de fotografia e montagem e finalização, são de seu filho, excelente profissional, Gustavo Damasco .

prancha-sustentável

O filme está sendo finalizado e o resultado final será um lindo documentário, uma prancha sustentável, reciclável e biodegradável e uma bela herança ao planeta e ao mundo do surf .
A Prancha Sustentável de Floripa tem bom desempenho nas águas do Campeche.

Umas das cenas finais do filme é o teste da prancha 100 % natural criada por Neném e seus amigos surfistas. Eles se preocupam com um mundo melhor e a indústria do surf cresceu demais nestes últimos anos e também tem agredido o meio ambiente. Uma preocupação antiga desses surfistas mais velhos e experientes .

Aqui as palavras do surfista e cineasta, Ademir Damasco:

“Hoje foi um dia histórico pra mim. Depois de 6 anos de trabalho registrando passo a passo o plantio e a colheita de 3 piteiras (agave) que plantei em minha chácara. Depois de um trabalho intenso de pesquisa e com ajuda de queridos amigos surfistas que nem eu. Coloquei na água para teste o produto de tudo isso, desse trabalho conjunto e que faz parte do documentário A Origem. Uma prancha sustentável, reciclável e biodegradável. Um projeto único, acredito que o conceito de um equipamento totalmente natural é possível e com um custo quase zero. Espero contribuir, mesmo que seja pouco, para um mundo melhor, menos químico e mais natural.”